Diagnóstico junto aos professores da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio.

Colégio Estadual do Campo Paulo Freire (Francisco Beltrão – PR)

ATIVIDADE PACTO – CADERNO III

Área Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física)
Diagnóstico junto aos professores da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio.

O grupo em suas reflexões chegou à conclusão de que esta área de conhecimento traz importantes contribuições para a formação do aluno.
Neste sentido, se faz necessário um diagnóstico dos objetivos do estudo das disciplinas da Área das Ciências da Natureza. Para assim, compreender questões fundamentais que envolvem a aprendizagem das disciplinas e garantir a formação integral dos jovens.

Disciplina de Biologia

1) O que ensina a Biologia?
Biologia é a ciência que tem como finalidade o estudo da vida. A espécie humana, em alguns aspectos, é diferente dos demais seres vivos, um deles é a curiosidade. Com isso buscamos o conhecimento, vontade de aprender, se possível aplicando-os na melhoria de qualidade de vida. Portanto o objeto de estudo da biologia são os seres vivos.
Esta ciência apresenta muitas questões consideradas polêmicas que envolvem a bioética, manipulação do código genético, células-tronco, clonagem, o desenvolvimento e aproveitamento de recursos humanos e naturais. É de extrema importância o estudo da Biologia para o entendimento do funcionamento do nosso Planeta e com isso, melhorar as relações que os seres vivos possuem com a natureza, principalmente a questão da sustentabilidade tão debatida e comentada na mídia.
Essa disciplina tem como propósito educacional estimular a curiosidade e o gosto dos alunos em apreender questões que merecem explicação, estabelecendo relações entre eles e permitindo assim uma relação maior entre aluno o meio ambiente e o conhecimento.

2) Como ensina?
A melhor forma de estudar a Biologia não é pela “decoreba” como a maioria das pessoas acreditam, mas sim analisando as relações entre os conteúdos e comparando as semelhanças e diferenças entre os seres vivos. Sendo assim essa ciência é capaz de desenvolver o senso crítico da pessoa, auxiliando-a a exercer sua cidadania por meio de escolhas e tomadas de decisão mais responsáveis, propiciando a construção de uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável.
Nesse sentido o aprendizado em Biologia pode acontecer de diversas formas, com diferentes métodos, principalmente as atividades experimentais. O professor deve usufruir das práticas com objetivos específicos não apenas como forma de diversão. Proporcionar ao aluno uma melhor compreensão do conteúdo estudado com o cotidiano. A pesquisa é uma forte aliada ao aprendizado em Biologia e está ligada às aulas experimentais, ao método científico.
2.1) Metodologia
• Observação e confecção de Cartazes;
• Pesquisa na internet, livros, revistas e jornais;
• Atividades práticas experimentais.
• Apresentação de Seminários.
• Entrevistas a comunidade
• Visualização de vídeos e trechos de filmes e análises.
• Produção de Relatório de atividades experimentais.
• Produção de textos dissertativos e argumentativos
• Produção de mapas conceituais
Saída a campo: Visita a indústrias, comércio, parques, etc.;
3) Descrição do material utilizado.
São diversos materiais utilizados em Biologia como:
• Livros didáticos:
• Sites: (www.portaldoprofessor.com.br) (www.biomania.com.br/bio) (www.planetabio.com.br) (www.sobiologia.com.br)
Dia a Dia Educação – SEED-PR   Conteúdos e vídeos referentes à disciplina de Biologia.

4) Dificuldade no ensino de Biologia
Uma das dificuldades do ensino de Biologia são os extensos conteúdos encontrados nos livros didáticos e a maneira como são trabalhados, o que pode levar o aluno a perder o interesse pelos assuntos. É preciso considerar que ainda se faz presente a concepção de decorar e memorizar os conteúdos visando somente à aprovação para a série seguinte. Para fugir a essa lógica, o professor deve induzir o aluno a reflexão partindo de questionamentos, argumentações, valorizando os conhecimentos prévios a partir de conhecimentos científicos. Desafiar o aluno a solucionar problemas.
Outras dificuldades observadas no ensino de Biologia são:
- Falta de espaço para realizar atividades práticas fora da sala de aula,
- Materiais no laboratório de ciências.
- A falta de leitura pelos alunos, por ser uma disciplina muito teórica também.
- A disciplina apresenta conceitos difíceis, nomes complicados e os alunos não estudam em casa.
- Os alunos têm dificuldade de interpretar exercícios quando tem que relacionar com o cotidiano.

5) Porque Biologia no ensino médio?
Em Biologia certos conceitos são essenciais para compreender fenômenos e processos que permitem ao aluno sua inserção na sociedade e vida cidadã. O aluno poderá emitir opiniões, ser crítico, tomar decisões sábias em relação à saúde e ao meio ambiente contribuindo para a melhoria da qualidade dos seres vivos, em especial os cuidados com sua própria vida e de seus semelhantes.
O grande desafio é preparar nossos estudantes para sustentabilidade, sensibilizando-os através de conhecimentos teóricos e práticos. A sustentabilidade é o caminho e a esperança para modificar as formas de relações e interações com o Planeta ameaçado pelos impactos ambientais - consequência das ações humanas e do descaso com a vida em todas as suas dimensões.
_______________________________________________________________
Disciplina de Química

1) O que ensina em Química?
A química revela e instiga o sujeito com questões como: de que é constituída a matéria, ou seja, de que são feitas todas as coisas do universo? E dá suporte para que ele mesmo decifre este ponto descobrindo e encontrando respostas para estas perguntas.
Desse modo, o ensino de Química tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos da composição e da estrutura  dos corpos, das propriedades que delas decorrem e das leis que regem as suas transformações. Tendo em vista não só a aquisição dos conhecimentos que constituem a ciência em seu conteúdo, em suas relações com as ciências afins e em suas aplicações á vida corrente, mas também, e como finalidade educativa particular interesse, a formação do espírito cientifico.
Acredita-se que o ensino de Química se dá pela compreensão e apropriação do conhecimento químico por meio do contato do aluno com o objeto de estudo da Química: as substâncias, os materiais e suas transformações.

2) Como ensina?
A química necessita de uma abordagem interrogativa, forçando o individuo a pensar e se perguntar, sobre o que ele já sabe e o que é o conhecimento científico, e relacionar isso com o cotidiano. É importante que o processo de ensino se inicie sobre o conhecimento prévio dos alunos, colaborações espontâneas, a partir das quais serão elaborado um conceito cientifico.
Através de leituras que contribuam para a sua formação, atividades experimentais utilizando ou não o laboratório escolar, utilização da tabela periódica atual relacionando com objetos do nosso cotidiano, pesquisa a fim de aproximar a Química com a vida do aluno, desenvolvimento dos cálculos químicos e aplicação diária.

3) Descrição do material utilizado.
Utilizamos livro didático quando possível, já que as dificuldades dos alunos muitas vezes nos impedem, pois, as atividades propostas envolvem uma bagagem de conteúdos que os alunos não têm. É utilizado para leitura e pesquisa com alguns textos sobre aplicação da química em nosso cotidiano.

4) Dificuldade/problemas enfrentados.'                   
Existem grandes desafios, porém a maior dificuldade é tudo que se refere a algo abstrato ou no plano que envolve a imaginação ou a projeção de moléculas, átomos gera uma dificuldade de visualização destes planos, entender o mundo das partículas, um mundo que não enxergamos, mas que pressupomos que exista, gera uma dificuldade de entendimento.

5) Porque Química no ensino médio?
A química no ensino médio se faz necessária na formação do aluno, embora seja considerada uma disciplina difícil, pois mostra como todos devemos ser cientistas analisando a todo instante nossas descobertas dentro do mundo que vivemos. Isto é claro, exige certo nível de atenção e esforço durante as aulas. Diferente do que muitas pessoas pensam as aulas não estão voltadas apenas em pesquisas em laboratório, mas em situações variadas nas quais os alunos devem entender fórmulas e tipos de reações químicas que ocorrem a todo o momento. A Química esteve  e está presente na maioria dos avanços tecnológicos,  para o beneficio da sociedade, por exemplo: desenvolvimento da agricultura, descoberta de novos medicamentos, combustíveis mais potentes.
_______________________________________________________________

Disciplina de Física

1) O que ensina em Física?
Sua principal característica é a descoberta do mundo natural e de suas propriedades, associando a comportamentos do cotidiano. Usar a ciência para explicar quantitativamente fenômenos observados. Precisamos conectar o fenômeno a sua expressão matemática. O  objeto de estudo da Física é o Universo, sua evolução, suas transformações e as interações que nele ocorrem.

2) Como ensina?
Partindo do conhecimento empírico do educando adquirido através da observação, da experiência e do senso comum do seu cotidiano, relacionamos com a comprovação cientifica através de conceitos e expressões matemáticas.

3) Descrição do material utilizado
- Livro didático
- Apostila
- Revista Superinteressante
- Internet

4) Dificuldades/problemas  enfrentados.
Os livros didáticos não estão atualizados.
Pouco uso do laboratório físico, porque falta funcionário qualificado para auxiliar nas práticas cientificas.

5) Porque física no Ensino Médio?
O ensino da Física desenvolve aqueles conhecimentos, habilidades e valores que tenham potencial para aumentar a capacidade dos jovens de inferir criticamente no mundo. A física pode contribuir muito para formação do jovem, visto que constrói explicações racionais para eventos vivenciados ou apenas imaginados.

 

 

______________________________

Cursistas: Claudiney de Oliveira, Ieda Ines Reinehr, Mari Ane Trentin de Carli, Raquel Lazarotto, Regiane Maria Kielba, Tais Naiana Reolon, Patrícia Blange, Maria de Lourdes Fernandes.