Diagnóstico do jovem estudante do nosso Colégio

Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana- Ensino Fund. e Médio
Caderno I – Atividade Coletiva

Grupo:
Professora Alessandra Griguç
Professora Enedir Vesentin
Professora Lucidalva Pereira do Nascimento
Professor Luiz Carlos  Dantas Marinho
Professora Maria Marta de Jesus de Souza
Professora Rosana Constantino Bekendorf
Professora Rosane Gouveia da Silva
Professora Rosemeri de Andrade da Silva
Orientadora: Elaine Teixeira Ifanger

Pacto pelo Ensino Médio

Reflexão e ação - Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levantem dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

Conhecendo a realidade do Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana - Ensino Fundamental e Médio
O Colégio Dídio A de C Viana está situado em um bairro da periferia e atende a uma comunidade carente de baixo nível sócio-econômico, onde as formas de lazer são mínimas, sem recursos, sem espaços apropriados de onde se observa grande número de crianças  e adolescentes com dificuldade de acesso ao colégio por não poderem pagar o transporte. Desde muito cedo crianças e adolescentes convivem com as mazelas da drogadição, seja com o tráfico ou com a destruição causada pelo consumo da droga. Elas se vêem envolvidas cada vez mais cedo com esse perigoso ciclo de violência. O colégio localiza-se próximo a BR-277 onde há intenso tráfego de caminhões em direção aos postos e ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, o que facilita a propagação do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com seus índices alarmantes de crianças cada vez mais jovens envolvidas, muitas vezes para sustentar o vício do crack. Com todos os problemas que permeiam nossa comunidade, ela espera que a escola dê total acolhida a seus filhos, transferindo muitas vezes responsabilidades que seriam da família, mas preocupam cada vez mais o educador, que mesmo precariamente, procura ajudá-los. O Colégio Didio A de C Viana passou a ofertar o ensino médio noturno, de forma gradativa a partir do ano de 2006 para atender a demanda desses alunos que enfrentaram e venceram todas essas barreiras de acesso e permanência e que de uma forma ou de outra ultrapassaram uma verdadeira odisséia de exclusão social. Passando a ofertar o Ensino Médio Noturno, o fez de maneira precária, sem assegurar a adequação mínima das condições físicas através da construção de ambientes propícios ao desenvolvimento da proposta de ensino, tais como: biblioteca, laboratórios de ciências, laboratório de informática (a partir de 2008 foram instaladas 20 máquinas), espaços físicos, equipamentos e material adequado destinado às disciplinas de Arte e Educação Física. A escola enfrenta grandes desafios atualmente dado o contexto da sociedade contemporânea onde as drogas, as diversas formas de violência e as desigualdades sociais acabam eclodindo na escola. O desinteresse familiar por sua vez influencia negativamente no desempenho escolar do aluno como um todo, mas o fantasma maior que angustia e nos faz refletir na busca de soluções é a evasão e/ou abandono desse período de ensino.