Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio
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Data: 13/09/2014
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2014 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursistas:
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de PaulaCCursistas:ursistas:
Nicolas Martins de Freitas
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior
Dia da Ação Concreta na EscolaDia da Ação Concreta na Escola
Dentro da nossa realidade escolar conseguimos enxergar a diversidade dos nossos jovens como em qualquer outra região do Estado e/ou do país, porém nos deparamos com uma característica a mais, que é chamada de população flutuante, isto é, em se tratando de um município litorâneo, onde a população aumenta significativamente nos períodos de verão ( temporada de férias), e muitas famílias acabam vindo para trabalharem na alta temporada e matriculando seus filhos nas escolas . Quando passa esse período de alta temporada eles acabam retornando para suas cidades de origem desestruturando, assim, o currículo escolar do educando.
Com uma clientela tão diversificada e ao mesmo tempo tão inconstante no espaço escolar muitas vezes a metodologia trabalhada não atente tais alunos tão diferentes . A necessidade de refletir e modificar os planejamentos dentro da nossa escola tornou-se uma atividade habitual, em que o exercício dos professores não se faz individualmente e sim envolvendo todos os professores e a equipe pedagógica e, ainda, em muitas situações, todos os funcionários da escola, portanto há uma preocupação sim em aproximar a escola do aluno na tentativa de propiciar essa formação integral, mesmo sabendo que estamos distante do modelo ideal a ser alcançado.
Em nosso Colégio as ações que já são realizadas são estas: A Semana de Integração Comunidade Escola que envolve trabalhos realizados por um grupo determinado de alunos que preparam diversas atividades de acordo com as suas habilidades, como, por exemplo: jardinagem, culinária, experimentos que demostram a importância das usinas hidrelétricas, artesanatos com o uso de materiais naturais e recicláveis. Além dessas atividades há execução do projeto Rádio Escola que ocorre durante todo ano letivo.
Ações que podem ser executadas de maneira a compor parte do processo do modelo ideal a ser concretizado, sendo chamado de Dia da Ação Concreta na Escola, que será realizado uma vez por bimestre durante todo os anos letivos para que seja uma ação efetiva e contínua. Podendo assim ser organizada:
1 º Bimestre : Agência do trabalhador para confecção da carteira de trabalho e resolução de problemas e dúvidas trabalhistas .
2 º Bimestre: convidar profissionais do meio estético e da beleza para demostração de procedimentos e técnicas de sua área.
3 º Bimestre: Profissionais da gastronomia serão chamados a desenvolver receitas incentivando a alimentação saudável e o desperdício zero dos alimentos.
4 º Bimestre: Feria das profissões em parceria com a Universidade Federal do Paraná juntamente com várias instituições de ensino do Brasil e profissionais da saúde e de atendimento social, realizando assim uma triagem conforme as prioridades já pré estabelecidas por esses profissionais .
Dentre estas ações as temáticas abordadas podem ser modificadas de acordo com a realidade local.