Desperdício da água na realidade do Guará.

Desperdício da água na realidade do Guará
Alunos:
Augusto Cézar C. De Almeida
Débora Araujo Chaves Marques
Eloiza Oliveira de Borba
Francisca Maria Alves dos Santos
João César de Macedo
Juarez Aguiar de Andrade
Márcia Salgado Bueno
Patrícia Pereira Ferraz Dutra.

Percurso Investigativo
Qual é: Pesquisa de campo investigativo por amostragem.

O por quê: Falta de conscientização dos recursos hídricos.

Objetivo de estudo (caracterização da situação problema): Consumo excessivo de água que leva ao desperdício.

Problema 1: Mau uso no banho.

Problema 2: Uso de eletrodomésticos (Máquinas de lavar louças e roupas). Comodidade.

Que práticas irei desenvolver para cada problema:
História:
 alunos fazerem uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de água de seus avós. (ex.: se havia recomendações de consumir menos, se a água disponível era pouca ou muita, etc.)
Matemática:
 Unidades de medidas
 Análise e construção de gráficos
Atividade:
 Marcar o tempo do banho, medir quantos litros de água em 1 minuto.
 Quantos litros de água se gasta em cada banho
 Sugerir a possibilidade de diminuir o tempo de banho.
 Quantos litros de água se economizou em 1 mês.
 Fazer um gráfico da economia anual de água.
Biologia:
 Água (análise biológica)
Atividade:
 Análise da água corrida em residência para ver se a mesma está própria para o consumo humano.
Sociologia:
 Conscientização social e cultural.
Atividade:
 Através de textos e filmes.
Português:
 Interpretação e análise de texto.
Atividades:
 Trabalhar a música de Guilherme Arantes: “ Planeta Água”
 Sinopse do filme “Walterword” (mundo das águas)
Educação Física:
Atividades:
 Dançar a música “Planeta Água”, trabalhando a expressão facial e corporal.
 Desenho do plano de investigação.

Como vou solucionar os problemas?
No geral, promovendo todo o trabalho interdisiplinar sobre a importância da água e de seu consumo responsável.

Em que ano?
Em 2015

Por que nesse ano?
Por falta de tempo hábil para realização ainda nesse ano.