Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI
ARTIGO ELABORADO PELO GRUPO DE PROFESSORES
DO CEEBJA – CIC – CURITIBA – PR.
Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI
Introdução
Em linhas gerais, sustentabilidade é a palavra que tem sido bastante usada atualmente. Significa cuidar para que o desenvolvimento econômico aconteça ao mesmo tempo que, a manutenção dos recursos naturais e da biodiversidade do planeta sejam garantidos. O objetivo é conseguir uma forma de crescimento que atenda às necessidades das populações no presente, sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Esta ideia foi defendida em 1987 pela Organização das Nações Unidas.
Publicidade e consumo responsável
O consumo é incentivado principalmente pela publicidade, e ela está em todo lugar: televisão, internet, jornais, revistas, outdoors, panfletos, cartazes nas ruas, nos meios de transporte público, produtos que aparecem nos cenários de novelas, filmes e novas mídias que são criadas diariamente.
É preciso atentar para o fato de que os anúncios geralmente trazem mensagens que têm o objetivo de gerar no público a necessidade de consumir. Assim, carros são associados à sensação de liberdade, bebidas alcoólicas vêm acompanhadas de belas mulheres, o cigarro é tragado por pessoas “charmosas” e “vencedoras”, e assim por diante. Logicamente, os problemas do consumo excessivo, como o impacto ambiental e os riscos à saúde individual e pública, raramente são mostrados. Não se deixar iludir pelas sedutoras mensagens publicitárias é atitude importante para o consumidor responsável.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou uma série de regras disciplinando os anúncios dirigidos a crianças e adolescentes, apontando os aspectos que não podem ser explorados. Além disso, os resíduos gerados por nós interferem no equilíbrio dos mecanismos que mantêm a vida (Biologia).
Todos nós podemos ajudar nesse sentido, consumindo de forma responsável e evitando parte dos danos provocados pelo lixo – e o conjunto de ações conhecidos “Os Cinco Erres” pode ser uma importante ferramenta nesse sentido.
As ações listadas nos “Cinco Erres” devem ser exercitadas sempre, e na ordem em que são apresentadas: Refletir, Recusar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.
Um dos grandes responsáveis pelo aumento da quantidade de lixo no planeta é o consumo excessivo. Consumir é um vício deste século, objetos adquiridos por impulso, condicionados pela vontade de consumir – os chamados produtos supérfluos.
Um dos problemas dessa atitude consumista é seu impacto ambiental, que na maioria das vezes nem percebemos. Qualquer item comprado em uma loja ou supermercado exige recursos para ser produzido – como água e energia – (Física, Química e Geografia), além de gerar resíduos que devem ser tratados e eliminados: sobras de matérias-primas, embalagens e outros (Química).
Portanto, toda vez que decidimos comprar algo, é necessário estarmos cientes da quantidade de lixo descartado no ambiente e os problemas decorrentes de seu acúmulo.
Por meio de textos publicitários, leituras diversas, pesquisa escolar e produção de campanhas alertando sobre o consumo indevido, deve-se trabalhar com as turmas de Ensino Médio as questões levantadas neste artigo (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Sociologia, Filosofia e Arte).
Dessa forma, assume fundamental importância uma educação que objetive o consumo com responsabilidade, de modo a fornecer elementos que permitam ao indivíduo tomadas de decisões, de forma independente e racional.
Tal preocupação deu origem, a uma análise de três peças publicitárias – veiculadas na televisão e na internet – do refrigerante Coca-Cola. Essa análise objetivou encontrar, no interior dessas peças, os mecanismos de persuasão, tanto explícitos quanto implícitos, presentes no texto (escrito, enunciado e em imagens). A escolha de outras duas peças se deu pelo fato de ilustrarem de forma clara o apelo que os comerciais da Coca-Cola têm direcionado aos adolescentes. A escolha das peças foi guiada pelos seguintes aspectos: ser uma peça televisiva; ser veiculada em horário com programação destinada ao público adolescente. O fato de a principal peça analisada ter continuidade na internet, utilizando-se de elementos muito populares entre os adolescentes – como sites de redes sociais e mensagens eletrônicas –, serviu para demonstrar a força e a estratégia com que a empresa investe em suas tentativas de atrair esse segmento de consumidores. Também pesou na escolha das peças a grande elaboração técnica e o forte apelo visual que os comerciais da Coca-Cola apresentam – tão atraentes e chamativos – além da inovação da forma como utilizam a internet na tentativa de tornar a campanha ainda mais significativa para os jovens.
Através da análise percebe-se que, apesar de o refrigerante Coca-Cola atingir diversas categorias de consumidores, o comercial realizado pela empresa possui um atrativo especial aos adolescentes, pois reúne em um único esforço publicitário diversos elementos de grande apelo ao universo juvenil. Entre esses elementos pode-se citar: tecnologia de animação 3D, música, presença de personagens para gerar reconhecimento e utilização de redes sociais, além de criar uma promoção inovadora, realizada exclusivamente na internet, que requer criatividade e popularidade dos participantes e sorteia prêmios de interesse para os adolescentes.
O conceito de sustentabilidade tem sua gênesis nas questões ambientais, entretanto este conceito tem mudado, pois o seu alcance perpassa estas discussões. Ele está voltado ainda para a vida social e também para a forma de caminhar das sociedades e suas práticas cotidianas. Temos nossas reflexões e preocupações voltadas para a transformação dos modos de pensar e fazer as nossas práticas docentes. Desta maneira, buscamos materiais alternativos na construção de nossa prática de forma a preservar o meio ambiente, tornando-o mais saudável e sustentável para esta e para as gerações vindouras.
Referências
MUHRINGER, Sonia Marina; SHAYER, Michelle M. Lixo e sustentabilidade. São Paulo: Ática, 2008. P.32-45.
PORTAL DA PROPAGANDA. Coca-Cola esquenta a torcida brasileira, convidando todos a irem em busca da sexta comemoração. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2010.
SAMPAIO, I. S. V. Publicidade e infância: uma relação perigosa. In: VIVARTA, V. (coord.). Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação. Brasília: ANDI; Instituto Alana, 2009.
SANDMANN, A. A Linguagem da Propaganda. São Paulo: Contexto, 1993. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa).
Publicidade e Consumo: coleção educação para o consumo responsável. São Paulo: Idec, 2002.
INMETRO; IDEC. Meio Ambiente e Consumo: coleção educação para o consumo responsável. São Paulo: Idec, 2002.
Imagens para trabalhar com os adolescentes:
https://www.cocacolabrasil.com.br/wp-content/themes/cocacola-brasil/imag...
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