Como todas as escolas brasileiras, a escola em que atuo enfrenta inúmeros desafios, uma delas, é conhecer os jovens que adentram os espaços escolares para poder planejar as ações que de fato atendam as suas necessidades. Há muito tempo superamos a rotulação de jovem estudante ideal, para nos centrarmos no jovem real: aquele que vem cansado pela longa e dura jornada de trabalho, o jovem mais interessado nas redes sociais, na interação com os amigos e naquele jovem que não vê na escola nenhuma perspectiva de transformação social e cultural em sua vida. Porém, temos consciência de que mesmo esse jovem apático, cansado e aparentemente desinteressado está buscando seu espaço, pensando nisso a escola procura sempre trabalhar na base do diálogo, interação entre professor- aluno procurando superar os antagonismos que vão surgindo no decorrer do ano letivo e criar ambientes que efetive a aprendizagem. Entretanto ,a escola , a comunidades escolar precisam investir mais em projetos e propostas educacionais que ofereçam mais oportunidades de crescimento pessoas e profissional.