DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE SUPREMACIA RACIAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II – CADERNO III
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Atividade da página 41 para o Caderno de Ciências da Natureza
Sugerimos que você, e seu grupo de colegas de área, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar. Postem a atividade no ambiente virtual. Se possível, apliquem com seus alunos e discutam como foi o trabalho em sala de aula e de que forma a unidade de ensino contribuiu para  a formação integral dos estudantes na perspectiva do  DCEM.
PERCURSO INVESTIGATIVO
1) PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL
 Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)
TEMA: DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE SUPREMACIA RACIAL
a) A gênese do conceito de raça – uma visão histórica a partir da diferença genética entre as raças (Biologia);
b) O conflito social e a relação com os pressupostos genéticos dos indivíduos - (Sociologia);
c) O Determinismo biológico na abordagem literária (Literatura);
d) O corte social por meio de indicadores socioeconômicos – a posição do negro na sociedade (Matemática);
e) A representação do negro na pintura de Di Cavalcanti e a abordagem da miscigenação na obra “Operários” de Tarsila do Amaral  (Arte);
f) A melanina como determinante da diferença de cores na espécie humana - A Química orgânica – proteínas, um exemplo: melanina (Química)
g) Formação de palavras e semântica (Gramática)

2) CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA

a) Demonstrar ao aluno que o gene responsável pela produção de melanina tem seu mecanismo de síntese proteica igual em qualquer ser humano, o que muda é a quantidade de proteína produzida igual em qualquer indivíduo;
b) Identificar a relação social com a formação genética;
c) Conhecer e analisar a influência do determinismo biológico no Naturalismo e Pré-modernismo brasileiro;
d) Refletir, a partir de uma análise histórica, o surgimento do conceito de raça, os seus fundamentos, desenvolvimento e decadência e seus reflexos nas diversas áreas do conhecimento;
e) Analisar a posição do negro nas pesquisas sociais;
f) Identificar, analisar e refletir, acerca das diferenças raciais, a influência das obras de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral;
g) Estudar a síntese da melanina (proteína) e demonstrar que ela é fundamental na existência da diversidade étnica.

II - ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
A) Análise de quadros de Tarsila e Di Cavalcanti;
B) Leitura e debate de textos teóricos;
C) Leitura da adaptação para História em Quadrinhos da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto (Pré-modernismo)
D) Apresentação de vídeos;
E) Análise de indicadores Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
F) Estudos do mapa da violência no Brasil;

III – CONTEÚDOS
A) Biologia
- 1ª e 2ª Lei de Mendel;
- Genética de populações;
- Biologia e sociedade

B) Química
a) Proteínas;
. Estrutura molecular;
. Propriedades ácidas e básicas;
. Ligações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio ou ponte de hidrogênio.
b) Estruturas dos aminoácidos essenciais

C) Sociologia
- Estratificação social
- Cultura
      D) Literatura
        - O Naturalismo – concepção histórica e características estilísticas;
         - O Pré-Modernismo – contexto histórico; características gerais e estilísticas do período;
      E) Gramática
           - Formação de palavras – estudo de radicais gregos e latinos;
      F) Arte
          - A Semana de Arte Moderna – análise das pinturas indicadas para estudo;
G) Matemática
- Estatística
. Razão e Proporção
. Porcentagem

IV  - APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
    - Utilização de questões de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
    - Simpósio, debates, oficinas, plenários acerca dos temas abordados no projeto;

V – ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS (1º ANO)
A) Apresentação de vídeos, como:
- Brasil com P,  de GOG;
- Quanto vale ou é por quilo?, de Sérgio Bianchi
      B) Leitura de textos, como:
           - Raças na espécie humana?,  de Barbujani G.;
       C) Leitura de obras literárias:
           - Adaptação para História em Quadrinhos da obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
       D) Leitura crítica de:
-  Mapa da Violência de 2013,
           - Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e
-  Pesquisa Mensal de Emprego (PME),
        E) Leitura  das garantias constitucionais
          - Análise de garantias individuais e dos direitos humanos;
       F) Análise das obras artísticas dos pintores indicados;
       G ) Leitura e análise de textos – Genética e Sociedade

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS
     A proposta desse trabalho visa à reflexão, a partir do surgimento do conceito de raça, sua fundamentação, seu desenvolvimento e posterior decadência. A escola deve propiciar um ambiente em que o jovem possa desenvolver o senso crítico e seja capaz de se posicionar de forma consciente e cidadã perante os anseios e as dificuldades suscitadas no meio em que vive. Por abordar as diversas áreas do conhecimento, o tema propicia um estudo crítico e sistemático à luz da formação integral do ser humano, defendido na proposta desse curso em nível nacional.
É dessa maneira que o ensino das Ciências da Natureza e dos demais componentes curriculares contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes e  para a solidificação de conceitos modernos de cidadania que prezem pela cultura da paz e da solidariedade.

VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A) BARBUJANI, G. A invenção das raças. São Paulo: contexto, 2007
B) BARRETO, Lima. Clara dos Anjos / adaptação Lelis e Wander Antunes/ São Paulo – Quadrinhos da Cia. 2011,
C) BIANCHI, Sérgio. Quanto vale ou é por quilo? – Brasil: 2005
D) BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política – Brasília -  Editora Universidade de Brasília – 13ª edição - 2008
E) BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica, 2012; Diretrizes Curriculares Nacionais.
F) GONÇALVES, Genival Oliveira (GOG). Brasil com P , in Cartão Postal Bomba – Distrito Federal: 2007
G) LINHARES, Sérgio. Biologia Hoje/ Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder. – 2 ed. – São Paulo: Ática, 2013;