Desafios a serem vencidos no Ensino Médio do Brasil

Os desafios a serem superados pelo ensino médio dentro da realidade brasileira são muitos e envolvem aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, como a demora de políticas públicas para que ocorra a universalização da educação. Essa universalização para ocorrer com qualidade tem que estabelecer metas relacionadas à infra- estrutura física e pedagógica da escola, desse modo garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola. Ainda hoje encontramos alunos fora da escola por falta de vagas e escolas sucateadas, quando o necessário era termos escolas equipadas com laboratórios (informática, química, física, matemática) para oferecer para esses alunos.
O currículo é defasado, fugindo da realidade do jovem, quando se faz necessário um currículo integrado que se preocupe com o aprimoramento do seu conhecimento.
A evasão também é um desafio a ser superado, pois ainda temos muitos jovens fora do ensino médio, e isso aponta para a crise de legitimidade da escola, que resulta não apenas da crise econômica, que faz com que o aluno tenha que priorizar o trabalho em detrimento do estudo, para ajudar no sustento da família, e muitas vezes também a falta de motivação para continuar estudando, pois a escola tornou-se desinteressante.
Outro desafio a ser superado é a desvalorização do professor, precisamos de professores motivados e qualificados, para trabalhar com esses alunos, para que não ocorra a desmotivação e a consequente evasão. São muitos desafios a serem vencidos, e se faz necessário mudanças e investimentos para que todo esse quadro possa ser revertido, e o aluno obtenha o seu direito garantido de uma educação com qualidade.