Desafios:
- Mais qualidade nas etapas de base: Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- acesso igualitário na oferta - democratização efetiva de acesso ao E. Médio para a população pobre;
- caráter propedêutico para todos;
- promover o respeito à família, Pátria, ética e à educação;
- vencer o discurso dominante: este reforça a ideia de facilidade no ingresso ao mercado de trabalho através do E. Médio;
- reestruturação do Projeto Político Pedagógico, mais realista com o momento atual e com a realidade social do local em que a escola esta inserida;
- docentes mais bem preparados em níveis: pedagógico, psicológico, cognitivo, social e político;
Possibilidades:
- Políticas Públicas que apoiem esses estudantes a permanecerem nas escolas até completarem o Ensino Médio;
- ofertar uma educação que acompanhe as mudanças da sociedade;
- condições de acesso e permanência nas escolas para Educação de Campo;
- escolas mais bem equipadas e preparadas para receber esses sujeitos (com salas de aulas apropriadas de acordo com as disciplinas);
- maior valorização do professor;
- mais recursos para a educação
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Fonte:
Caderno n. 1 do Pacto para valorização do ensino médio.