Colégio Estadual Protásio e Carvalho
Adriana Caroline Petroski Fanini
Jisele Cristina Tesserolli de Ramos
Celia Regina Cardoso
Patricia Svolenski
Simone Aparecida Fioratti
Luciane Dorea da Silva Kramek
Angélica Cristina de Almeida
O momento em que vivemos é único, quando as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano. Nesse cenário, torna-se fundamental que a educação não siga na contramão do progresso e comece a explorar outras possibilidades, recuperando seu papel transformador para espandir as perspectivas e acompanhar a realidade dos educandos.
É evidente que o currículo escolar deve conectar o conteúdo à tecnologia na medida certa, priorizando uma educação de qualidade e atraente ao jovem para que este permaneça na escola em condições de concluir seus estudos com êxito, autonomia e responsabilidade.
Foi feito um debate com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Protásio e Carvalho sobre os motivos, conhecidos por eles, da evasão escolar. Cada aluno tinha exemplos de conhecidos desistentes para relatar. Sintetizando, tivemos a seguinte conclusão, na fala dos discentes: "a evasão ocorre, principalmente, por motivo de: drogas, gravidez, trabalho, falta de comprometimento e incentivo dos pais, falta de estrutura das escolas e de atividades diferenciadas/estracurriculares como teatro, dança, línguas e outras modalidades de esportes".
Quando nos deparamos com o propósito de uma escola integral e com qualidade, vislumbramos um contexto nada favorável para sua implantação, pois as estruturas físicas dos prédios escolares tem que ser reformadas, não dispomos de refeitórios nem mesas com bancos adequados para os educandos almoçarem; faltam vestiários com chuveiros e armários para que possam guardar seus pertences enquanto praticam esportes e outras atividades diversificadas.
Essas práticas não são possíveis hoje, pois nossas instalações não contam com os aparatos e nem espaço para tal. Faltam quadras poliesportivas, piscinas, equipamentos e materias adequados. Além de serem necessários, para manter o aluno dentro da escola integralmente, ambulatório ou enfermaria devidamente equipado e com um efetivo de enfermeiros para atender eventuais ferimentos ou possíveis emergências, é preciso, ainda, para apoio ao educando, outros profissionais como pscólogos e assitentes sociais.
Os investimentos em educação tem que ser prioridade dos governos, pois não iremos alcançar os educandos e trazê-los para a escola se não houverem as melhorias na infra-estrutura social, política e física de educação; verbas comprometidas com uma educação transformadora e democrática desenvolvendo serviços educacionais para diferentes perfis de aprendizagem e variadas formas de ensinar.