Prof. Anderson Barteli Batista
*Dialogo constante com as outras esferas de ensino – fundamental, tecnológico e superior – pois, o E.M. é o último degrau dessa etapa de preparação ou formação para o Ensino superior e/ou mercado de trabalho. Enem ou um Ensino Médio fundamentado na seleção méritocrática?
*Na busca por alimentar positivamente as estatísticas educacionais no Brasil e para "gringo" ver, parece termos concedido um sutil “afrouxamento” dos critérios que norteiam a educação em todas as etapas.
*Acabar com o monopólio sobre técnicas de educação que dão certo – acabar com escola publica e privada – construir um modelo de escola social, com princípios equitativos, qualitativos e cujos recursos e estruturas possam ser as mesmas respeitando as peculiaridades regionais de um País continental como o Brasil;
*Explorar habilidades – Com a formação de equipes técnicas de áreas diversas(pedagogos, psicólogos, médicos, policiais, empresários, assim, todos contribuindo com sua área de atuação para a realização integral do estudante na formação psico-humana-técnico-social do sujeito enquanto cidadão.
*Modernização estrutural, tecnológica e pedagógica: RADICAL - essa é a palavra chave para a ESCOLA que queremos - INVESTIMENTO FINANCEIRO RADICAL - MEHORIAS ESTRUTURAIS RADICAIS - INVESTIMENTOS E INCENTIVOS TÉCNOLÓGICOS E CIENTIFICOS RADICAIS. Não vamos descobrir nem identificar qual o melhor caminho para estancar a "hemorrágica" evasão escolar enquanto não pararmos com o discurso superficial e tímido sobre Educação. Penso que não somos nós que temos que nos aproximar de tecnologias e adaptarmos nossas disciplinas, apenas uma radical atitude com todas as esferas sociais envolvidas(Poder Familiar, Poder Escolar e Vontade Política fará da Educação Nacional algo EXTRAORDINÁRIO.
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/carreira-em-geracoes/2013/02/18/o-que-e-meritocracia/