Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira
Orientadora de Estudos: Sandra Mara Boiko
Integrantes: Agnaldo, Andrea,.Anna Edith, Antônio Renato, Caroline Moura, Caroline Pulcides, Cláudia Patrícia, Cleycom Maichel, Edilaine Cristine, Itamaraty, Jefferson, Jeremias, Jonas, José Carlos, Júlio Cesar, Marcelo, Maria de Fátima, Marta, Rubem, Shirlei, Sílvia Sofia, Sonia Regina, Tatiana, Verônica
CADERNO I
Desafios para o Ensino Médio e Formação Humana Integral
A leitura deste caderno nos trouxe várias reflexões, reafirmando a necessidade de mudança, para que isto aconteça se faz necessário que educação, instituição e governo caminhem juntas na tentativa de aprimorar o sistema como um todo. Devemos ampliar os horizontes e envolver a sociedade neste debate, nesta reflexão sobre qual é a educação que precisamos adequada a sociedade do conhecimento.
Mudar os paradigmas é revolucionar o modo de produzir, de pensar, de viver. Transformar essa ideia é mudar o modo de ver e estar no mundo.
Várias são os desafios da escola de Ensino Médio, um deles é a evasão. Observa-se que na atualidade cada vez mais cedo o adolescente ingressa no mercado de trabalho, muitos para ajudar na composição da renda familiar, e por não conseguirem acompanhar os estudos acabam abandonando a escola precocemente. É importante ressaltar que a evasão tem várias causas como a estrutura da família, às políticas de governo, metodologias inadequadas e a falência do próprio sistema de ensino. Todo esse contexto faz com que o estudante do Ensino Médio deixe de acreditar na escola.
Outro fator a destacar é a sexualização cada vez mais precoce, a geração que aí está vê na escola um ambiente de relacionamentos e não de estudos, o abandono de alunas por conta da gravidez ainda ocorre com frequência.
Por outro lado a escola atualmente sofre o descaso da família que acaba por se eximir de suas responsabilidades, ausentando-se do processo, delegando à escola toda a responsabilidade sobre o jovem que ali esta.
Outro fator a destacar também é o desconhecimento da comunidade escolar em compreender a função da Escola Pública, bem como para que estamos formando nossos alunos do Ensino Médio.
Não podemos deixar de destacar a violência dentro das escolas, drogas, falta de respeito mútuo entre os alunos e alunos, alunos e professores, funcionários.
Além de todos estes desafios, o desinteresse dos jovens estudantes que não veem mais a escola como um ponto de partida para um futuro melhor.
É necessário um processo de reflexão-ação e reflexão novamente, pela reconstrução de uma escola que preze pela formação humana integral.