Pensar nesta etapa da educação é quase impossível desassociá-la de duas ideias principais, quais sejam: a formação do docente para o ingresso no ensino superior, bem como a sua preparação para o trabalho e a vida em sociedade.
Ocorre que o ensino médio ainda não consegue abranger de forma ampla e significativa estes dois objetivos. Embora o número significativo de alunos que abandonam a vida escolar neste período, a quantidade que permanecem e concluem o ensino médio também é muito significativa, mas o sucesso após o seu término, infelizmente, atinge uma pequena parcela.
É a partir desta realidade que se deve repensar a forma de ensinar no ensino médio, para que o aluno saia desta etapa escolar preparado para seguir sua vida com dignidade e que todos tenham as mesmas oportunidades na sociedade.
Quanto à evasão escolar no ensino médio é outro ponto a ser repensado, porém não se deve culpar apenas a escola por este abandono, mas sim a sociedade como um todo. É preciso que a educação seja vista com outros olhos, não apenas pelos profissionais da educação, mas por todas as esferas da sociedade.
Deve-se de alguma forma buscar a valorização e a procura pelo conhecimento, também há a necessidade de dissipar esta ideia errônea que a escola tem que ser tornar interessante e divertida. Ora, o aluno tem que entender que há coisas na vida que requerem seriedade e dedicação e, o ato de estudar faz parte deste conjunto.
Quanto às possíveis estruturações para o aperfeiçoamento do ensino médio, pode-se afirmar que é algo extremamente complexo, porém poderia partir do ponto de aumentar a carga horária nos dois últimos anos, seguindo o modelo de alguns colégios particulares, sendo que tal aumento seria apenas dois dias por semana.
Outra possibilidade seria o Brasil importar não somente o calendário escolar de outros países, mas sim o seu sistema educacional como um todo, bem como o investimento pecuniário que os governos dispensam à educação nesses países.
Pode-se ainda citar a valorização e qualificação dos professores, sabe-se que os cursos superiores apresentam várias lacunas quanto à formação dos docentes e que, estas capacitações que o Estado fornece sejam realmente capacitação e não apenas discussões que não saem dos murros das escolares.
Os parágrafos supra são apenas singelas sugestões, para que se possa fornecer uma educação de qualidade no ensino médio e, que esta abranja todos os alunos, independente de sua cor , religião ou classe social.