CEEP CURITIBA
Equipe: Alessandra Carpen Schultz - Ivone do Rocio Hubie Busato - João Almir Soares - Jorge Alberto Scarpin - Jurandir Santos da Silva
Desafios parao Ensino Médio:
1. Desigualdades sociais;
2. Ausência do comprometimento familiar coma educação;
3. Evasão/repetência;
4. Drogas e bebidas;
5. Avanço tecnológico distante da realidade escolar;
6. Horário das aulas do noturno;
7. Imediatismo;
8. Necessidade de trabalhar;
9. Desencanto pela educação gerado pela falta de perspectiva de trabalho com salário compensador;
10. Número elevado de alunos por sala;
11. Ausência de políticas públicas voltadas para oensino médio;
12. Falta de infraestrutura das escolas.
Possibilidade para cada desafio citado:
1. Formar cidadãos críticos e participativos para tentarmos uma sociedade mais justa e igualitária;
2. Estimular a presença da família na escola;
3. Professor rever a sua prática, ter um currículo que atenda as necessidades dos jovens, estrutura adequada, professores aprofundar os conhecimentos;
4. Subsidiar os alunos quanto aos riscos da ingestão de drogas e bebidas;
5. Utilizar a tecnologia para aquisição do conhecimento e não apenas para aquisição de informação;
6. Organização diferenciada quanto a grade curricular e os horários;
7. Conversa e palestras sobre as responsabilidades de ser cidadão no presente e no futuro.
8. É uma questão social mas, a escola pode auxiliar no sentido de mostrar aos alunos a importancia do conhecimento científico;
9. Enfatizar sobre a importancia dos conhecimentos, atrelar os conteúdos coma prática. Os conteúdos ministrados devem fazer sentido para o aluno.
10. Diminuir o número de alunos por sala;
11. Políticas públicas voltadas para o ensino médio;
12. Ter infraestrutura adequada.