Desafios do Ensino Médio no Paraná

Como Professora de Arte que sou, transitei em minha caminhada por várias Pedagogias : Pedagogia tecnicista (1960/1970) , Pedagogia Tradicional, Nova, Tecnicista ( 1961/1964) ao lado destas surge neste momento um importante trabalho desenvolvido por Paulo Freire que repercutiu  politicamente pelo seu método revolucionário de alfabetização de adultos considerado atualmente como Pedagogia Libertadora, a Pedagogia Histórico Crítica (1980) a Metodologia Triangular (1990) , Os Parâmetros Curriculares (PCN) (!997/1999), e por fim as Diretrizes Curriculares  Nacionais.
Observo nesta trajetória a dicotomia entre uma Educação Geral Humanista que leve o aluno a prosseguir em seus estudos ou  uma Educação de formação técnica que o levará a ser inserido no mercado de trabalho  e no momento lhe garante a subsistência.
Vejo que o pressionar das empresas, as restrições nos concursos públicos para uma maior escolarização tem levado uma maior procura pelo ensino, principalmente dos jovens e adultos que não concluíram seus estudos.
O maior desafio do Ensino está em que as pessoas tenham a percepção da importância da Educação em suas vidas e isso na minha ótica passa pela conscientização dos pais e sua participação na vida escolar de seus  filhos conjuntamente com a participação da escola em fomentar encontros  produtivos de informações para um maior comprometimento com a educação destes, passa também por um maior investimento nas séries iniciais com ensino de qualidade, geralmente o professor tem o giz e o quadro negro para ensinar e um número excessivo de alunos em sala de aula, dentre esses os de inclusão que carecem de uma atenção especieciais.

Com o ensino integral temos que ter o cuidado para que a criança não se sinta "depositada" na escola.
Com uma base sólida podemos alicerçar um ensino médio com a formação necessária para o enfrentamento com vistas à transformação da realidade social, econômica e política do nosso tempo.

Tags: