Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto.
Curitiba, 29 de julho de 2014.
Aluno: Alberto Choinski Kloster
Desafio do Ensino Médio.
Dentro dos problemas enfrentados atualmente pelas escolas de ensino médio, nos deparamos com a evasão escolar, que é um muito grande em qualquer escola do nosso país. Para podermos definir uma estratégia de atacar este problema, devemos, como em todo planejamento, levantarmos toda a situação atual, começando pelo indice desta evasão. Mas não de uma forma simplista baseando-se apenas na quantidade de alunos que abandonam a sala de aula, temos de detalhar todos os motivos, por mais insignificantes que sejam, que levam o aluno a tomar esta decisão e com certeza boa parte destes não o fazem por vontade própria, mas o fazem em função das circusntâncias do seu dia a dia.
Nas conversas de corredor e sala do professores, descobrimos que os motivos são diferentes já entre os turnos em que frequentam. Ou seja os alunos do diurno tem razões diferentes para não voltar a sala de aula, do que os alunos do turno da noite em que podemos apontar como maior problema o cansaço devido a jornada de trabalho durante o dia. No período diurno isto ocorre com um número bem menos, pois há alunos que trabalham em horários não comerciais.
Como sugestão para melhorar o ensino médio, devemos primeiramente manter o aluno em sala, as outras etapas com certeza terão automaticamente esta preocupação. A aula em si, seja em sala, laborátório, páteo, anfiteatro, etc. deve ser prazerosa para o aluno.