Após discussões e reflexões sobre o atual modelo do ensino médio, pode-se identificar situações de descontentamento e apatia dos alunos sobre o modelo. Esta apatia é compreensível em alguns casos onde por culpa de um sistema de aprovação e não reprovação muitos chegam ao Ensino Médio sem conhecimentos básicos para os conteúdos em desafio, além disso, não percebem qual a utilidade dos conteúdos para seu cotidiano e sua vida e acabam abandonando a escola.
Em escolas de periferia, muitos alunos do ensino médio acreditam que já evoluíram o suficiente em sua geração, pois enquanto tem pais catadores de papelão eles se tornam caixas de supermercado, garçons, atendentes de fast food ou manicure e poucos falam em cursar o ensino superior.
Então estes alunos precisam no currículo disciplinas que ao sair do ensino médio possam ter uma formação para se manter nesse mercado de trabalho e, consequentemente, avançar em sua formação, pois muitos não podem deixar de trabalhar para apenas estudar.
O ensino médio precisa de inovação, para que a sala de aula seja estimulante e motivadora e que os alunos percebam que estudar possa fazer diferença na vida quando se busca formação para o mercado de trabalho e para o pleno desenvolvimento humano.