Desafios do Ensino Médio na Realidade Brasileira

     Desafios do Ensino Médio na Realidade Brasileira

     Um dos grandes desafios do Ensino Médio é formar o estudante em sua totalidade, como sujeito crítico capaz de atuar na sociedade em seus múltiplos papéis. Pois o Ensino Médio ainda é visto como etapa preparatória para exames vestibulares, Enem entre outros.
     Também é desafio desenvolver a interdisciplinaridade, com melhor aplicação dos conteúdos sem tanta repetição dos mesmos, evitando que a aula se torne desinteressante. Pois o tempo necessário para encontros e discussões entre professores das diversas disciplinas é muito pouco.
     Outro grande desafio é a evasão escolar, pois a escola acaba perdendo muitos alunos para o mercado de trabalho

     Dados Importantes do Perfil Social, Cultural e Económico da Comunidade Escolar.

     A comunidade escolar, atualmente encontra-se com residência fixada em sua grande maioria nas proximidades da escola, no próprio bairro; residindo cerca de 85% dos entrevistados em casa própria, 12% em casas alugadas e 3% em área ainda irregular, denominada invasão.
     A grande maioria dos alunos, em torno de 75% reside com os pais, sendo que 20% com as mães e padrastos e 5% com familiares com tios e avós.
     Dos responsáveis entrevistados, o maior índice de atuação, é com o comércio, indústria, economia informal e trabalhos temporários ocupam um percentual considerável junto aos entrevistados, sendo que o maior índice de desemprego é encontrado junto aos alunos do Ensino Médio (noturno).                                 
     Em relação às crenças religiosas, o bairro possui características peculiares onde convivem templos católicos em menor número e templos evangélicos de diferentes orientações, encontradas em maior número a população que se declara evangélica, pois corresponde a 37.8%; 54.7% católicos e 9% se declaram sem religião definida.

      As principais fontes de leitura e informação dos moradores são livros, revistas e jornais; em relação ao lazer a principal fonte de entretenimento ainda tem sido a televisão, na sequência surgem os passeios, inclusive a casa de parentes, a prática de esportes que normalmente se dá na escola ou nas canchas que o bairro possui, e nas casas de jogos, denominadas Lan House, onde predominam os softwares de "guerra e estratégia" e futebol.

      Proposta de Formação Humana Integral

     Os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral determinam que a escola busque um aprimoramento que venha a formar seus alunos cidadãos/sujeitos críticos, capazes de serem aprovados tanto em exames vestibulares, quanto de ingressarem no mercado de trabalho conforme seus desejos e necessidades. Também capaz de atuar na sociedade em seus mais diversos papéis e situações.

       Universalização do Ensino Médio      

      A universalização do ensino médio poderia ser possível se houvesse uma política pública que fizesse valer as leis já existentes que determinam os direitos e deveres do estudante e da família desde as séries iniciais.