Desafios do Ensino Médio

Fazer com que as escolas sejam igualitárias para todas as classes, é o desafio da educação, mas o método utilizado alguns anos atrás eram processos seletivos que selecionavam os estudantes; o técnico era para treinar os trabalhadores a obedecer, e para a Elite Formação Profissional preparando os para a universidade.
Não há interesse da elite para que a educação seja igualitária e de qualidade para todos.
Atualmente a diferença entre alunos que saem do fundamental e os que saem do ensino médio é ainda assustador. A maioria ficou no meio do caminho, por inúmeros motivos.
A escola pública de qualidade era excelência, mas, não era para todos. Hoje ela não prepara, nem para o trabalho, nem para a universidade, e nem para a vida em comunidade.
A inclusão no Brasil foi perversa, fomos todos abandonados à própria sorte.
Existe a necessidade de uma educação de qualidade, para a formação integral do aluno; se é que podemos dizer assim, visto que se chama professores e alunos para a discussão; mas em momento algum se envolveu os pais , a família nesta discussão, para participar juntos nesta empreitada.
Para que isso aconteça é imprescindível que exista a dedicação exclusiva do professor, para que ele possa começar e terminar um estágio com o aluno, e poder se dedicar a uma só escola é primordial.
De nada adianta falar em escola integral com profissionais divididos em 4, 5 , seis escolas. Existe a necessidade de escola integral, sim; mas com profissionais da educação integrais com dedicação exclusiva para uma única escola.
É necessário a valorização deste profissional responsável por todas estas mudanças, além de equipar as escolas para esta nova realidade que vislumbramos, visto que as escolas do momento vivem ainda no século XIX, quando se almeja uma educação do século XXI.
As escolas não oferecem: Professores com dedicação exclusiva, Equipes de Apoio para os Professores, Quadros dignos (lousas), instalações adequadas como instalações elétricas para instalação de computadores, data show, Tvs, internet que funcione (não apenas para 3 computadores da secretaria), bibliotecas atualizadas, com pessoal capacitado para o atendimento de Biblioteca Escolar; laboratórios de informática que possam ser utilizados por professores e alunos, laboratórios de ciências para experiências, espaços físicos para prática de atividades desportivas, além é lógico de escolas melhor estruturadas e com acessibilidade com prédios próprios e não “alugados”.
Despertar o interesse dos alunos em aprender, fazer com que os alunos permaneçam na escola, tenham interesse em aprender é o desafio do III Milênio.. A necessidade do aluno de já ter que trabalhar para auxiliar nas despesas domésticas é um dos grandes desafios para a sociedade.
Como os estudantes são imediatistas eles não pensam, nem se organizam a médio e longo prazo.
. É necessário a permanência do aluno na escola; que ele se interesse em aprender; e um suporte para o aluno trabalhador
Reavaliar a questão do Currículo, qual a expectativa de vida desse aluno, a afinidade; visão geral dos assuntos e não específicos. O Ensino Médio é formação de mão de obra barata e sem qualificação.
Calendário específico para alunos que vivem da pesca e do turismo;
Nossos alunos são filhos de trabalhadores da construção civil, pescadores, empresários, funcionários públicos e autonômos. A criação de um calendário específico sempre esbarra na lei , pois nossos políticos no Paraná não aprovariam um calendário que viesse a melhorar a dedicação dos alunos e mesmo sua participação nas aulas, além de melhorar a qualidade da educação de nossos jovens do Paraná.
Nossos alunos não tem acesso aos diferentes contextos culturais: não tem teatro, cinema, livrarias, eles só tem acesso as festas religiosas locais (festa do Divino), carnaval, cultura próprias do município, os eventos são limitados a cidade, não há lazer nem diversidade cultural. Eles só tem acesso ao entretenimento da temporada, depois são esquecidos, abandonados o ano inteiro.
A questão econômica é muito heterogênea, ou muito rico ou muito pobre, é os extremos. A divergência é muito grande.
Impossível universalizar o ensino Médio, começando pelo ensino Médio. Esse pacto deveria começar pela base. Vejo como saída a Federalização da escola de base no Pais,. é o ensino Fundamental que permite um bom ensino médio. Um País que obteve média 3,7 no Ideb tentando fazer milagres no ensino médio.
O trabalho como princípio educativo, o adolescente precisa de maturidade e clareza de saber que produzir conhecimento é trabalho, o salário seria a apropriação do conhecimento.
A pesquisa como fundamento pedagógico?
Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular?

. Como chegar a universalização do ensino médio?
Criar condições de acesso, manutenção, transporte, renda familiar, escola de qualidade, dedicação exclusiva dos profissionais da educação.
Políticas de renda mínima até o término do ensino médio
Ampliar os programas sociais: implantação do pró jovem, estágio remunerado, menor aprendiz, para um número maior de alunos.
Buscar parcerias com entidades particulares para o acesso ao mundo do trabalho.
Agregar valor ao conhecimento, parceria entre a escola e o comércio.
Quando se fala em universalização do ensino médio, esquecemos que nossos alunos não possuem uma maturidade para que haja essa universalização. Precisam trabalhar pelo menos um período para ajudar na renda familiar, pois na sua maioria veem de família com um único filho e até mesmo no nosso litoral morar com os avós e bem comum.
A evolução dos alunos é contínua e gradativa .Entendo que a formação de base (primeiros anos escolares),deveria dar condição aos alunos de ingressarem no EM melhor preparados. A falta de perspectivas de um futuro , a imaturidade , desinteresse , já vem se arrastando há anos. Acreditamos que é necessário uma reestruturação de todo processo educacional, para que nossos alunos tenham uma formação de qualidade com autonomia para decidir, pensar, opinar, politizar e ingressar no mercado de trabalho com eficiência e com conteúdo para adentrar nas universidades buscando um futuro promissor.

Pacto Col.Zilda Arns - Guaratuba - Pr