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Rosa Izabel de Oliveira Enokida
Colégio Estadual Dr. João ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio - Catanduvas
NRE Cascavel Pr.
Caderno III Reflexão e Ação
Temos que buscar uma relação de reciprocidade, visando a interação nas várias áreas do conhecimento,fazendo com que haja percepção de um processo anterior, favorecendo o aprimoramento pessoal do educando, evidenciando a prática e o desenvolvimento autônomo , moral
e intelectual do aluno.Para isso devemos conhecer o nosso educando e relacionar com o cotidianodo sujeito e conseguir levá-lo a participar do processo, chegando a formação integral e construção do indivíduo como um ser social. Acreditamos que em muitos momentos , contribuimos para o desenvolvimento da autonomia intelectual , moral e social de nosso educando, porém precisamos avançar bastante nesse assunto, que vem sendo motivo de estudo e reflexão de todas as propostas, que regem a Educação Básica.
A efetivação do objetivo social da escola pública, se traduz em um processo histórico com avanços, recuos, revisões e novas proposições na busca de universalização da qualidade epistemológica e política-pedagógica da educação. Devemos levar em consideração das DCE's 1998, no Paraná, tem como base fundamental a DCNEM, porém ela sofre grave alteração quando o nível estadual apenas aparece, de forma fragmentada por disciplinas. Porém os resultados que foram esperados, não estão sendo atingidos. Neste momento de repensar o ensino médio, acreditamos que seja sim, necessária, uma reformulação. Um dos pontos que concordamos que deverá contribuir, é a proposta de que cada educando, deverá ao longo da 3ª série, promover uma pesquisa, em forma de trabalho científico, tendo como enfoque a questão profissional, que mais se aproxime do objetivo de busca de identificação pessoal e descoberta no qual se refere a profissão. Acreditamos que este recorte contribua para delimitar interesses, que além de promover sua melhor interação com as disciplinas, possa contribuir para sua formação como cidadão, e para isso sejam ofertadas melhores condições de trabalho. (+ aulas). É necessário potencializar o fortalecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual do sujeito frente a reconstrução do conhecimento e de outras praticas sociais, no qual possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades ao longo da vida.
Fonte:
caderno III Formação de Professores Ensino Médio