Estamos num momento histórico diante do desafio de promover relações democráticas e dar condições aos jovens estudantes para que possam questionar esses valores pertinentes da realidade social. É visível o aumento da demanda no ensino médio que vem acontecendo, porém não se tem produzido o “conhecimento”, a cultura de acaso a última etapa do ensino que está desvinculado dos interesses dos adolescentes e jovens em condições concretas, reais. O ensino representa 3 ou 4 anos últimos da educação básica, mas que traz dificuldades no momento de definir para essa etapa nos servirá? Fala-se da perda da identidade. O conhecimento é o capital mais importante do trabalhador nas novas formas de produção reforça a ideia de que o ensino médio facilita a inserção no mercado de trabalho. A escola tem que estar com a comunidade na qual está inserida, mas também com os desafios apresentados pela realidade complexa. Desafios - aproximar o aluno do mundo contemporâneo torna-se ainda nas regiões mais afastados, não esquecendo a importância da atividade rural dos municípios a atenção educacional no que se refere o ensino médio. O que no passado foi regras e valores estabelecidos (Goergen 2005). A escola moderna é produto de outro momento histórico, que nasceu de determinada circunstância social, cultural e transformando em forma educativa que necessita de uma relação pedagógica e organização do processo de aprendizagem. Essa renovação pedagógica envolverá repensar o trabalho escolar no marco da construção de uma sociedade democrática e pluralista. - Os conteúdos a serem ensinadas, as condições de infraestrutura. - A evasão escolar que se mantem nos últimos anos, sendo uma crise da escola. - -- Universalização do acesso e de igualdade de oportunidades educacionais, a formação e remuneração dos professores. - Criar a motivação pela escola quanto ao interesse intelectual.
Fonte:
Formação de professores do ensino médio - Caderno 1