Desafios Contemporâneos do Ensino Médio

Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes – Ensino Fundamental Médio e Profissional - Curitiba – Paraná
Formadora Regional: Professora Cileni  V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Viviane A. Carvalho
Professores cursistas:

MARIA APARECIDA ANANIAS FERRONATO, NOEMI REGINA ALVES MARIATH COSTA, PEDRO LISS, PEDRO SERGIO BINI,RUBEN CASTEX NETO,TATHIANE APFELGRUN, GUILHERME AUGUSTO KLINGELFUSS, WARNA ELISABETH HENRICHSEN MUHLMANN

Realizou-se no mês de Julho de 2014 no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, o início das atividades referentes à primeira etapa do pacto para o fortalecimento do ensino médio.

Na ocasião, foi realizada a abertura com as explicações referentes ao funcionamento de cada uma das etapas e o funcionamento das atividades. Em seguida, discutiu-se o caderno I da etapa I, onde os professores discutiram e apontaram o seguinte:
A falta da qualidade no ensino e na formação profissional está cada dia mais evidente. A escola básica está sendo mascarada em virtude do sucateamento da escola pública, por falta de investimentos. O investimento deveria se dar na escola e na família.
Estudos comparam que há um nivelamento dos estudantes, entretanto, o aprendizado é preciso e depende da família e da formação dos professores, porém, existe a necessidade de um acompanhamento regional do ensino.
A nossa escola possui um público diferenciado por não ser da própria comunidade, mas a grande maioria é da região metropolitana, e este público tem acesso diferenciado a informação.
Outro fator importante levantado pelos profissionais da educação foi a desmotivação dos alunos, e como lidar com esta diversidade. A matriz curricular é de suma importância na concepção do ensino médio, hoje há um trabalho diferenciado dos professores em relação à proposta curricular, e as ementas do ensino técnico que muitas vezes proporcionam informações semelhantes em algumas disciplinas.
Alguns professores realizaram o levantamento de dados sócios econômicos junto aos alunos e obtiveram respostas bastante interessantes, entre estas podemos citar a renda dos pais ou responsáveis relativamente baixas, falta de formação por parte dos pais, entre outras.
A formação dos alunos é essencial no ensino médio, porém a questão política deveria vir em todas as disciplinas do ensino integrado;
No que tange a evasão escolar esta deve ser repensada, pois, alguns estudantes não possuem perspectiva para fazer faculdade.
Abordou-se também a educação em outros países, onde foi mencionado o dia da educação na Ucrânia que ocorre no dia 01/09 de cada ano, não importando qual o dia da semana desta data, onde que os pais levam os seus filhos mais novos para a escola. Para os ucranianos esta data é muito importante e possuem o sino como um símbolo da educação, pois o mesmo é tocado e chamando as famílias para a escola “Todos pela educação”.
É importante que se conscientize a comunidade, para a construção de uma cultura escolar, bem como repensar a prática pedagógica e a necessidade de rever as políticas públicas para o enfrentamento destes desafios.