O maior desafio em nosso colégio é despertar no aluno o desejo de aprender é tornar o ensino e a aprendizagem motivantes na vida do nosso aluno, para que serve estar na escola, o que a escola proporciona para minha vida.
Portanto a metodologia de trabalho do professor deve ser revista constantemente,mas também a avaliação não é somente de aprendizagem pois esta também esta interligada a avaliação institucional que passa pelas condições físicas,econômicas e cultural.
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de nossa escola, identificamos os seguintes elementos:
Avaliação diagnóstica e processual, no qual se busca diagnosticar através de uma avaliação inicial quais as condições atuais que esse aluno se encontra e depois como evolui em todo o processo de aprendizagem.
Avaliamos todo o processo de evolução da aprendizagem do nosso aluno e não simplesmente o produto final.
Os instrumentos e procedimentos mais utilizados são provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários,vivências práticas dos conteúdos trabalhados e apreciação coletiva dos mesmos.
E os critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação são geradas a partir da compreensão dos conteúdos e realização da prática, desenvolvimento com autonomia das atividades propostas.
Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo envolvem os professores e também o a equipe de apoio pedagógico, professor da sala de recurso, coordenação e direção. Analisamos todo o processo de ensino e aprendizagem se o aluno apresentou dificuldades ou simplesmente faltou comprometimento pessoal.
Em referência às avaliação e taxas de rendimento estes revelam que muitos alunos são aprovados por conselho de classe, mas que temos duas visões, que nossa escola não tem um olhar somente evidenciado em algumas disciplinas, pois quando uma aluno reprova em poucas disciplinas e analisado vai para a votação de todos os professores todo o processo em todas as disciplinas deste aluno, evidenciando a democracia.
Ao mesmo tempo precisamos refletir e definir ações das disciplinas que levaram a este índice.
Nas paradas pedagógicas e formação continuada é apresentado pela coordenação pedagógica e aberto discussões com todos da escola.
Avaliações externas são discutidas e diante disto propomos ações.