O maior desafio penso que é despertar no aluno o desejo de aprender é tornar o ensino e a aprendizagem motivantes na vida do nosso aluno, para que serve estar na escola, o que a escola proporciona para minha vida.
Segundo Soares 2012. Avaliação deve ser escrava da aprendizagem. Portanto deve servir para diagnosticar os pontos os quais os estudantes não atingiram a aprendizagem. Definindo novas estratégias para que recuperem estes conteúdos e possam aprender. Portanto a metodologia de trabalho do professor deve ser revista constantemente,mas também a avaliação não é somente de aprendizagem pois esta também esta interligada a avaliação institucional que passa pelas condições físicas,econômicas e cultural.
Na nossa escola a Avaliação diagnóstica e processual, no qual se busca diagnosticar através de uma avaliação inicial quais as condições atuais que esse aluno se encontra e depois como evolui em todo o processo de aprendizagem.
Avaliamos todo o processo de evolução da aprendizagem do nosso aluno e não simplesmente o produto final.
Os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
Provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários,vivências práticas dos conteúdos trabalhados e apreciação coletiva dos mesmos.
Os Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
Compreensão dos conteúdos e realização da prática, desenvolvimento com autonomia das atividades propostas.
Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
São reunidos não somente os professores mas também o professores de apoio pedagógico, professor da sala de recurso, coordenação e direção.
Analisamos todo o processo de ensino e aprendizagem se o aluno apresentou dificuldades ou simplesmente faltou comprometimento pessoal.
Dados e taxas de rendimento da nossa escola.
Rendimento Escolar - Ano 2013
Fonte:
SERE/ABC
Ensino/Série
Olar
Taxa de Aprovação
Taxa de Reprovação
Taxa de Abandono
Total de Aprovados
Aprovados por Conselho de Classe
MEDIO REGULAR - TOTAL
63,90%
55,30%
21,70%
14,20%
1ª SERIE
50,40%
74,10%
40,80%
8,60%
2ª SERIE
71,60%
48,10%
9,70%
18,50%
3ª SERIE
72,50%
46,50%
11,20%
16,20%
O que esses dados lhes revelam?
Revelam que muitos alunos são aprovados por conselho de classe, mas que temos duas visões, que nossa escola não tem um olhar somente evidenciado em algumas disciplinas, pois quando uma aluno reprova em poucas disciplinas e analisado vai para a votação de todos os professores todo o processo em todas as disciplinas deste aluno, evidenciando a democracia.
Ao mesmo tempo precisamos refletir e definir ações das disciplinas que levaram a este índice.
Esses dados são discutidos entre os professores,nas paradas pedagógicas e formação continuada é apresentado pela coordenação pedagógica e aberto discussões com todos da escola.
Avaliações externas: novos desafios e tensões
Existe discutimos e propomos ações.