Olá Coleg@as!
Sou a Professora Silvia Gabriela, leciono Língua Portuguesa nos Colégios Elias Abrahão, Hildebrando de Araújo e Paulina Pacífico Borsari.
Hoje, dia 27/07, tive a felicidade de participar do encerramento do Projeto Inventar com Diferença promovido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e pela Universidade Federal Fluminense, na Cinemateca de Curitiba. Após a exibição de alguns vídeos (filme carta) produzidos pelos alunos, tivemos um momento de reflexão sobre o trabalho. Nesse momento, uma aluna do Colégio Estadual Angelo Gusso falou-nos sobre os aspectos positivos da experiência, mas também apontou o quanto a Escola não propõe um ensino que valorize as potencialidades do estudante, de quanto os conhecimentos são ensinados de forma insipiente, distantes do cotidiano, não instigando-os à escolha profissional.
Dessa forma, vejo o quanto são pertinentes e desafiadoras as questões levantadas pelo texto do caderno 1. Espero que ao longo do curso possamos encontrar algumas direções e propostas para melhorar a triste realidade na qual nos encontramos, bem como possamos oferecer aos estudantes um ensino próximo daquele que os trará a possibilidade de uma formação profícua.