Democratização no Espaço Escolar

A gestão democrática é um processo de construção social, sabemos que deve haver a participação de todos na sua implementação.

Ao realizar palestras, seminários e apresentações a escola privilegia o espaço democrático, pois coloca a comunidade escolar como protagonista das ações. Nesse instante, tem-se a garantia da democratização efetivada pela participação da comunidade escolar.

Buscar objetivos comuns e lutar para concretizá-los é fato constante nessa prática, no entanto o desafio reside na relutância pela participação,pois o que observamos é que os profissionais de educação são os que mais se envolvem na representação da comunidade escolar. Muitos pais fazem a matrícula do filho e no decorrer do processo ficam alienados não participam efetivamente na educação do mesmo, pensam que é responsabilidade única da escola em educar, neste sentido, nós professores, temos dificuldades em produzir o conhecimento, pois entendemos que  a educação também é um processo e não acaba na escola, deve permanecer 24 horas acompanhando nossos alunos.

Os limites dessa prática tangem a participação do alunado e, por conseguinte, de seus pais; aos avanços encontram-se no maior envolvimento dos professores, que têm se revelado mais participativos com as questões escolares, buscam a melhoria geral das relações humanas.

As parcerias com vários segmentos da sociedade também merecem destaque, pois através delas foi possível realizar vários projetos que melhoraram imensamente o cotidiano escolar.

Coordenadora: Profª Marli Lenir De Rosso Riboldi

Participantes: Profª Angela Denise Carrer Basso; Profª Sandra Marisa Zanatta Morás; Profª Francieli Dalbosco Silveira; Profª Rosane Basso Moreira; Profª Andreusa Patrícia de Oliveira; Profª  Marcia Andreia Sehn; Prof. Daniel Grassi.