Democracia e Educação de Jovens e Adultos CEEBJA - PARANAGUÁ

Democracia e Educação de Jovens e Adultos

A prática de Democracia na escola reflete o que acontece na sociedade, infelizmente

somos um país jovem quando se trata desse conceito. Assim, tanto dentro quanto fora da

escola, estamos buscando o exercício da democracia e nos deparamos com entraves próprios

de um processo que é recente do ponto de vista histórico.

No debate com os participantes do Pacto, percebemos que existem muitas dificuldades

na nossa realidade escolar, sentimos a necessidade de uma preocupação maior da gestão da

escola em envolver mais a comunidade escolar nas decisões e da comunidade escolar buscar

maior participação nesse processo.   Por outro lado, entendemos que é mais grave ainda o fato

dos governos não levarem em consideração os anseios dos envolvidos na elaboração de

políticas públicas, como o que aconteceu no Estado do Paraná com a Educação de Jovens e

Adultos.

As políticas vigentes para a modalidade EJA precisam ser mais discutidas com a

comunidade escolar. Nos últimos anos, temos visto que o governo tem medidas que não

beneficiam aos alunos e não levam em consideração as especificidades locais.

Mesmo que a LDB garanta o respeito pela educação de jovens e adultos e a proposta

pedagógica contemple as suas condições de acesso e permanência na escola, na prática isso

não tem acontecido, o que pode ser considerado um desrespeito à construção coletiva desses

documentos.

Em debates realizados na instituição de ensino com alunos e professores sobre ás

medidas políticas supracitadas, os alunos questionam as dificuldades que limitam o acesso à

modalidade, visto que a mesma é voltada aos alunos trabalhadores que dependem de

flexibilidade de horários.

Em relação às medidas disciplinares, a escola precisa fazer uma revisão nas discussões

sobre o uso de celulares, faltas, evasão, atrasos e outras regras estabelecidas, embora haja

deliberações que regulamentem estes usos e situações, ainda há necessidade de adequações

que contemplem o aluno atual, considerando as suas características.

Através da decisão coletiva temos a possibilidade de construir soluções que alcancem

os interesses de parte ou da maioria do grupo, pois as decisões construídas no coletivo

conduzem a um maior comprometimento e envolvimento de todos.

Acreditamos que dentro da escola, um caminho para o exercício democrático é o

fortalecimento das instâncias colegiadas, no momento temos o Conselho Escolar que é atuante

na instituição. No entanto, sentimos necessidade de uma atuação mais efetiva dos membros.

Nos próximos meses teremos o desafio de construir o Grêmio Estudantil para que possamos

avançar na construção da Democracia APMFI.

REFERÊNCIAS: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino

médio, etapa I- Caderno VI: avaliação no ensino médio/Ministério da Educação , Secretaria de

Educação Básica ; [autores: Ocimar Alavarse, Gabriel Gabrowski ]- Curitiba: UFPR/Setor de

Educação , 2013.