DCNEM, Trabalho e Educação Global

CEEBJA Dr. Luiz Losso Filho

No encontro que realizamos na data de 13/09/2014, tivemos como fonte de discussão o texto do caderno 3, item 2. Dimensões da Formação Humana, o parecer CNE/CEB nº 5/201, aprovado em 4/5/2011 e a Resolução nº 2 de 30/01/2012 do CNE que definiu as diretrizes Curriculares nacionais para o ensino médio.

Estes documentos destacaram  a importância das dimensões trabalho, ciência tecnologia e cultura para a formação humana integral. Estabelecemos que a comunidade escolar envolvida no processo educativo e sua convivência, promove as diretrizes básicas para a organização escolar como um todo. No que tange a EJA devemos lembrar que temos diversas juventudes em questão e que os jovens trabalhadores tem a necessidade premente da sobrevivência física e material, muitas vezes tendo que deixar de lado o seu desenvolvimento escolar, o qual fica relegado a um segundo plano. A Escola necessita tornar-se atraente a estes alunos, deixando  de lado seu papel de mera reprodutora de informação, sem estímulo a geração de conhecimento e assumir um papel de mediadora, onde os alunos possam ter o ponto de partida para o desenvolvimento de suas habilidades e construír o conhecimento. A partir daí a educação pode ser vista como a chave para os diversos direitos sociais. Temos que permitir ao aluno uma escola voltada para a produção de idéias, de diferentes formas de pensar, propiciando ao aluno uma educação pé no chão, próxima de sua realidade cotidiana e que ele possa perceber que é claramente um agente transformador de suas realidade e de toda a sociedade.