As DCNEM e a Formação Integral

                                             Reflexão e Ação 3 

O nosso grupo chegou a uma conclusão de que existe uma contradição entre o que  é dito no caderno I, página 34: “Assim, os conhecimentos das ciências denominadas duras e os das ciências sociais e humanas serão contemplados de maneira equânime, em nível de importância e de conteúdo”, e a prática, com a distribuição de carga horária muito desigual.
        Uma forma de minorar essa contradição é trabalhar de forma conjunta, com planejamento coletivo com temas comuns a todas as disciplinas, pois isso vai ressaltar a importância de cada uma para a construção do conhecimento.
Percebemos que entre os alunos de nossa escola não há a consciência do trabalho como princípio educativo, seja do ponto de vista histórico, de como a nossa sociedade depende das formas de trabalho existentes, seja do ponto de vista ontológico, de como se constituir como indivíduo a partir do trabalho.
Para superar essas dificuldades, vemos como necessárias, entre outras, ações como planejamento coletivo e integração entre as áreas de conhecimento, na forma de projeto.

Professores: Daniel, Eli, Fernando, Jefferson, Marlene, Nelson, Silmara, Silvia e Simoni.

Col. Senhorinha de Moraes Sarmento - Curitiba - PR