Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência enquanto aluno e professor.
É sabido que toda escola tem um currículo para seguir, no entanto a grade curricular das escolas e muito variada em função das características de cada comunidade. Vejo isso com preocupação, pois além do aluno e muitas famílias não ver a escola como um espaço aonde ele aluno venha com objetivos de obter conhecimentos científicos, relacionar-se e aprender a conviver com as diferenças, mas a escola tem que ter autonomia para provocar mudanças de paradigmas e atitudes através do debate e orientação do professor que é uma extensão da equipe escolar que tem o contato direto com o educando. Mas a sociedade não vê o professor capacitado e nem autorizado a mudar comportamentos e atitudes que crie no educando hábitos e comportamento que venha a desenvolver o lado humano e use os conhecimentos para aprimorar essas relações sociais, conhecer e respeitar as diferenças sociais com toda a sua diversidade. Mas o que temos visto é que o aluno e muitas famílias vêm à escola como necessária apenas para a alfabetização e depois as etapas seguintes não fazem sentido, mas a legislação os obriga a freqüentar a escola e com isso vemos o desrespeito a tudo, regras da escola, leis sem que nada possa ser feito alem de uma conversa no sentido de conscientizar, isso quando o professor e equipe não é ameaçada pelo aluno com apoio oculto da família.
Outra problemática existente nesses últimos anos é que como a maioria dos alunos não tem interesse em estudar o estudo em casa as tarefas e as atividades em sala são feitas se o professor atribuir algum valor como nota; então são feitas apenas com esse objetivo fazer sem se importar em qualidade e os professores para atingir metas e pressionado por estudiosos que a reprovação não pode ocorrer isso virou uma epidemia na escola e com isso os anos seguintes ele não consegue acompanhar em especial a disciplinas das exatas em função de não adquirir os conhecimentos básicos ditos pré-requisitos para prosseguir no ano seguinte. Outro ponto que precisa ser revisto é a avaliação que precisa de critérios claros e estabelecer um conhecimento mínimo para que possa prosseguir os estudos. Há ainda a questão da grade onde em uma escola ele tem duas aulas de português e matemática no primeiro ano na escola A e na escola B ele tem quatro aulas e o aluno muda de escola e não tem uma seqüência de conteúdos para que ela possa continuar na outra escola e até mesmo o professor que trabalha em mais de uma escola tem dificuldade em fazer seu trabalho.
Em síntese, precisa se ajustar o currículo sim, mas há de se ter cuidados para que essa situação não venha a ocorrer novamente, tem também a questão da carga horária reduzida para tantas disciplinas e as escolas que carecem de estrutura física e pedagógica onde a maioria dos equipamentos está obsoleta.