Orientadora: Professora Daniella Renata Parzianello Balotin
Professores cursistas: Angela B. Cataneo, Angelita Dos Santos, Chana Bassegio Marques, Charlene Meurer,Cassiane dos Santos, Edson Flores, Elizangela Marcos, Evanize Buss Gesser, Thais Schmitz, Vilma B. F. de Souza, Viviane Z. Romani, Marlene H. Silveira.
Na tentativa de transformar o papel da escola numa perspectiva de currículo integrado, entre ciência, tecnologia, cultura e trabalho é imprescindível o rompimento com o atual modelo dicotômico de ensino apoiado na disciplinaridade.
Mas para a efetivação de tais mudanças é necessária uma organização curricular por áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humana; o que exige do educador uma formação interdisciplinar. Por isso, é fundamental uma formação ou qualificação dos educadores, para tal tarefa.
A interdisciplinaridade remete-nos a contextualização do conhecimento numa perspectiva emancipadora, isto é, considerando a diversidade social.
A qualificação dos educadores é imprescindível a medida que os educandos devem se apropriar do conhecimento historicamente produzido. Pois, assim, se tem a capacidade crítica para compreender e, se necessário for, mudar a sociedade onde vivem.
Essa visão integradora se apoia, obrigatoriamente no princípio do trabalho como educador, pois assim como o homem produz o mundo onde vive, pela educação ele pode aprender a modificar esse mundo, segundo os problemas que lhe surgem.