Adriana Aparecida Biancato - Colégio Victório E. Abrozino - Cascavel
Ao se propor um currículo integrado há que se considerar o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A relação a ser estabelecida entre os componentes curriculares, que considera o trabalho como referência, precisa estudá-lo em múltiplas dimensões: econômica, social, política, cultural e técnica. O que se propõe é que para o desenvolvimento deste currículo, esse esteja de acordo com o método de ensino da pedagogia histórico-crítica, que parte da prática social, a fim de problematizá-la e fazer uso dos conceitos científicos para voltar à prática social final.
Desse modo, o trabalho pedagógico integrado, prioriza as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos e reconstitui a totalidade concreta da qual se originaram.
O princípio pedagógico da pesquisa está em compreender a ciência não somente na dimensão metodológica, mas fundamentalmente, na perspectiva filosófica, o que possibilita instigar a curiosidade no aluno.
A contextualização dos conteúdos configura-se como importante possibilidade da não fragmentação do saber, uma vez que evidencia junto aos conceitos, as razões, problemas e necessidades que constituem o contexto de produção de um conhecimento.