Currículo: imprescindível a pratica pedagógica

Compreender a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, objetivo central da organização curricular do ensino médio, significa compreender o trabalho como princípio educativo atribuindo sentido e significado para a nossa ação educativa, sendo estas qualidades essências e indissolúveis a formação humana, não podem e nem devem  ser trabalhadas  ou mesmo entendidas de forma fragmentada, mas sim, inter-relacionadas.
     O currículo necessita ser uma construção cultural, vivenciado, que se torne um veiculo socializador e não um mero documento para ser arquivado, mas, sim que nele sem encerre práticas em prol da educação.  Então, resinificar o currículo, os saberes  e experiências  pode ser  um caminho para dar novo sentido à escola possibilitando assim, maior interação e diálogo entre as disciplinas e  áreas de conhecimentos  . De essa forma talvez, o fazer pedagógico efetivamente se transforme  em ação educativa, desafiadora ,voltada e sustentada para uma formação humana integral que  permita ao jovem autonomia intelectual e moral.