Currículo: imprescindível à prática pedagógica

Compreender a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, objetivo
central da organização curricular do ensino médio, significa compreender o trabalho como
princípio educativo atribuindo sentido e significado para a nossa ação educativa ,sendo estas qualidade essências e indissolúveis a formação humana, não podem e nem devem  ser trabalhadas  ou mesmo entendidas de forma fragmentada, mas sim, inter-relacionadas.
     O currículo necessita ser uma construção cultural,vivenciado,que se torne um veiculo socializador e não um mero documento para ser arquivado mas, sim que nele sem encerre práticas em prol da educação.  Então, resinificar o currículo, os saberes  e experiências  pode ser  um caminho para  dar novo sentido à escola possibilitando  assim,  maior interação e diálogo entre as  disciplinas e  áreas de conhecimentos  . De essa forma  talvez ,o fazer pedagógico efetivamente se transforme  em ação educativa, desafiadora ,voltada e sustentada para uma formação humana integral que  permita ao jovem autonomia intelectual e moral.