Currículo Escolar

Em uma nova perspectiva de educação para atender o aluno que se apresenta hoje sugere-se que haja relação entre o que o professor ensina com o mundo o trabalho, da ciência e da tecnologia da cultura. Que o ensino não seja deslocado da vivência do aluno ou que tem um único fim. O ensino para ser atrativo precisa preparar o aluno para ser protagonista e compreender-se como pessoa na sociedade.

                Dentro das discussões foi possível refletir como elencar as disciplinas, como fazer o aluno compreender o trabalho em seu sentido ontológico.

                Procuro diagnosticar os conhecimentos adquiridos previamente, procurando valorizar cada experiência. Trago as experiência minhas vividas. No ensino de artes procura-se orientar como os alunos podem adquirir mais  conhecimento para além do currículo. Autonomia intelectual por exemplo, para estudar sozinho  e antecipar conteúdos.

                Os alunos consideram o currículo escolar atende ao propósito de adquirir o conhecimento cientifico  mas ainda está deslocado do mundo do trabalho e das tecnologias da cultura. Pode melhorar preparando melhores os professores, reorganizando as disciplinas e áreas de aprendizagem, mais tempo na escola e mais recursos.