Currículo Escolar

Colégio Estadual de Marmeleiro Ensino Fundamental e Médio
NRE: Francisco Beltrão
Postado por: Lúcia Clair Flach Pasquali
Professores: Albino Muller, Andriele Toller, Gema de Fatima Zambilo, Jânia Scherer, José Luiz de Quadros, Joelma Schewig, Rosangela Prestes, Maribel Colognese,Janete Silva Vial, Nivaldo Amaral, Rene Duguay de Liz , Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth, Celso Pedro Scolari, Darci Baldo, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Carmélia Roque Pacheco.
Texto caderno IV
As Áreas de Conhecimento devem ser entendidas como um conjunto de disciplinas que expressam através da interdisciplinaridade e da contextualização o potencial de integração dos campos de saber, possibilitando o entendimento dos conteúdos pelos educandos na busca da totalidade e uma abordagem mais abrangente dos conhecimentos.
É importante compreender que contextualizar os conteúdos escolares não é empobrecê-los através da transposição didática, é fundamental que o conhecimento tenha significado, seja problematizado, aprofundado e aprendido pelo aluno, tendo o contexto como ponto de partida, mostrando que o mesmo é histórico e existe como resposta às necessidades sociais.
Nesta perspectiva, a relação de apreensão, desvelamento e intervenção do real, provêm do trabalho que é o modo pelo qual o ser humano realiza a mediação com a natureza, resultando na produção de conhecimentos, ciência e tecnologia. Essa relação ocorre a partir das ações realizadas pelos grupos sociais que influenciam e são influenciados pela cultura desses grupos.
Tem-se neste sentido, o trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio pedagógico, pois a existência humana se faz mediada pelo trabalho, e assim, compreende-se que o ser humano é produtor de sua realidade e se apropria dela para transformá-la de acordo com suas necessidades, neste sentido somos sujeitos de nossa historia e de nosso conhecimento.
A pesquisa como principio pedagógico contribui para a construção da autonomia intelectual do educando na busca de compreensão e soluções para questões teóricas e práticas da vida das pessoas.
Assim o currículo escolar deve efetivar-se através dos eixos éticos, políticos, de integração, trabalho, ciência, tecnologia, e cultura: integração escola comunidade: democratização das relações de poder; enfrentamento das questões de repetência e de evasão; visão interdisciplinar; formação permanente dos educadores.
Para isso, a escola deve se abrir às possibilidades educativas diversas no contexto da comunidade de acordo com a sua necessidade e assumir-se como parte de um todo social, contribuindo para a construção de um projeto de educação emancipatória.
Referencias

Caderno Pacto pelo fortalecimento pelo ensino médio