Colégio Estadual Jardim Consolata - Cascavel Pr
O currículo escolar determina as atividades que serão desenvolvidas na escola, os conteúdos escolares a serem desenvolvidos no processo ensino –aprendizagem; dessa maneira é visto como um dos pontos mais difíceis a ser enfrentado pelos professores, no interior da escola, uma vez que é necessário ser muito bem pensado na hora da elaboração do projeto político pedagógico.
Quanto a sua composição curricular, podemos apontar dois eixos : a base nacional comum de caráter obrigatório, garantindo ao educando o acesso aos conhecimentos mínimos necessário para o exercício da cidadania; e uma diversificada , onde a escola tem a autonomia de incluir no currículo conteúdos complementares,de acordo com a sua realidade, porém esta também é de caráter obrigatório.
Cada escola tem a autonomia de compor a sua grade curricular, determinando o número de aulas destinada a cada disciplina. Sendo assim cada escola, professor, determina o conteúdo a ser trabalhado em cada ano do ensino médio. Enfrentamos,dessa forma, um problema em relação aquele aluno que se transfere de escola durante o ano letivo, uma vez que a quantidade de aulas para cada disciplina diferem de escola para escola do mesmo município, bem como sua organização nos 3 anos do ensino médio, pde forma que, algumas escolas ofertam determinada disciplina no primeiro ano e outras no segundo ano.
Na visão de muitos nossos alunos, principalmente aqueles que frequentam o período do noturno, os conteúdos trabalhados na escolas não tem relevância no momento de ingressar no mercado de trabalho, dessa forma a aula é desinteressante, desmotivadora, como consequência pode ocorrer a desistência ou evasão escolar. Assim, o currículo escolar para o ensino médio deve ser construído e repensado a partir de uma totalidade, de forma a garantir a todos um conhecimento de qualidade, a educação básicas e a formação integral do educando, considerando os conteúdos científicos, conforme a necessidade da sociedade atual, por outro lado não podemos esquecer dos conteúdos relevantes a cada região, viabilizando a sua operacionalização de forma a orientar as atividades educativas de forma significativa para o educando.