Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes
Relação dos cursistas participantes: MARIA APARECIDA ANANIAS FERRONATO, PEDRO SERGIO BIN,RUBEN CASTEX NETO,TATHIANE APFELGRUN,GUILHERME AUGUSTO KLINGELFUSS,WARNA ELISABETH HENRICHSEN MUHLMANN, orientadora de estudos VIVIANE A. CARVALHO LANGER
Ao pensar o currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral tem-se como objetivo acompanhá-lo na perspectiva de uma reflexão sobre suas práticas, sobre as relações dessas práticas com o campo teórico do currículo e indagar, ainda, que implicações essas reflexões podem ter ao considerarmos as necessidades e o direito à educação que possuem os estudantes da referida modalidade de ensino. As discussões permearam em torno do perfil dos sujeitos que estão inseridos no atual contexto escolar, bem como a compreensão de suas singularidades, tendo um olhar para as realidades históricas, sociais e culturais.
Nessa direção busca-se pensar uma imediata ressignificação curricular articulada aos tempos, espaços, sujeitos, conhecimento, formalmente construídos pelo conjunto da humanidade, em consonância com as condições estruturais/organizacionais do ambiente escolar e dos componentes do sistema educacional e das redes de apoio social para garantir o direito de acesso e permanência no âmbito escolar de todos os sujeitos.
Para efetivação das práticas/proposições supracitadas torna-se imprescindível o diálogo como elemento intrínseco à prática cotidiana do professor, sendo este, o sujeito responsável pelo fazer pedagógico. Importante ressaltar que é na relação escolar, no espaço da sala de aula, que o professor deverá exercer com autonomia o conhecimento (conteúdo formal sistematizado) como ferramenta essencial para estimular e alcançar a emancipação.
Nesta perspectiva, a integração das dimensões: trabalho, cultura, ciência e tecnologia articuladas às disciplinas/áreas do conhecimento vem ao encontro às necessidades dos sujeitos e do projeto de escola que almejamos.