Curriculo e seus desafios- Danieli Franzini Buosi - Colégio Estadual Olivo Fracaro

Os educadores atualmente, estão buscando conhecer melhor os jovens alunos, usando como ponto de referência sua realidade social, suas experiências e seus interesses, com ;o mundo do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, que hoje avança cada dia mais rápido.

Estamos enfrentando um grande desafio na educação no ensino médio, a formação humana integral dos sujeitos. Há uma grande  necessidade de se priorizar a busca da unidade entre o que se planeja e o que se realiza nas escolas e salas de aula.

Falando sobre o currículo, devemos levar em conta, a integração entre o conhecimento obrigatório, suas atividades  e ainda o interesse do aluno em aprender o que esta inserido nele.

Levando em consideração o atual ritmo das tecnologias, conhecimentos, experiências , entre outros pontos, aparece então outro desafio para os educadores e escolas superarem e diz respeito principalmente na questão: interesse.

O que fazer, para que esses jovens não percam o gosto, o prazer e o interesse pela aprendizagem, mesmo essa sendo obrigatória???

Respondendo a questão 3 (reflexão e ação)

Quando eu era estudante, os conteúdos sempre foram passados de forma tradicional e monótona, ou seja, somente quadro ‘negro’ e giz,já era muitas vezes desmotivante na época, imagino hoje em dia esses estudantes tentarem fixar a atenção, com tantas redes sociais e problemas  sócio-culturais. Mas com as tecnologias atuais, tudo esta melhorando e a cada dia tende a ficar mais interessante.

Na disciplina de Educação Física, há anos estou tentando trazer sempre o conhecimento de forma inusitada e instigar os alunos a descobrirem o que muitas vezes eles tem curiosidade em saber e vergonha de perguntar, como por exemplo, passo o conteúdo dentro de sala de aula, e após as explicações, peço para que eles coloquem as perguntas ou dúvidas em um papel sem precisarem assinar o nome deles. Isso faz com que tenham mais coragem em preguntar o que não sabem, e não precisam passar pela ‘vergonha adolescente'  de errarem na frente dos colegas de turma ou ainda de alguém fazer um comentário inapropriado.

Na nossa escola, também usamos de práticas diferenciadas, como por exemplo, dentro de um bimestre, eles devem apresentar individual ou em grupos, conteúdos como ; Música, Dança e Teatro, com elaboração prontas ou com criação dos jovens educandos, colocando temas pertinentes a disciplina ou que tenham prazer e/ou interesse em desvendar mais sobre aquele tema e conteúdo . Assim devem fazer pesquisas teóricas, colocarem imagens sobre o tema e entregarem um trabalho teórico e apresentarem um  prático.

Mesmo que com dificuldades de aceitação da prática no começo, ao final eles já estão adorando e querendo fazer essa prática em todos os outros bimestres.

Com esse trabalho consigo; favorecer a sociabilização, a cooperação, a criatividade dos sujeitos do ensino médio, a valorização das pessoas, pois cada uma tem seu papel nas apresentações, a produção da identidade e da diferenciação cultural de cada indivíduo, e o principal e que está em debate no momento; despertar o interesse pelo diferente e pelas diversidades de ensino-aprendizagem existentes e que nem sempre são colocadas em prática, muitas vezes pelas dificuldades enfrentadas.

Durante todo esse trabalho, deve ser levado em consideração, a capacidade de o indivíduo tornar-se autônomo  intelectual e moralmente, ou seja, ser capaz dentro da sociedade em que vive de; impor autonomia às suas próprias ações e pensamentos.

Voltando a questão do currículo e seu planejamento como um todo, não podemos esquecer que não depende somente da escola  essa tarefa, ele é uma ação política e de responsabilidade de todos os envolvidos, como; educadores, governo e a sociedade. Por isso a grande necessidade e importância de estramos sempre debatendo e melhorando a cada dia, para que essa evolução na educação aconteça o quanto antes.