Currículo e seus desafios

  Professores cursistas do Colégio Estadual Teotônio Vilela

                           
                       O  Currículo e suas dimensões

     O estudante do ensino médio têm direitos assegurados pela “DCNEM” destre os quais, ao “CONHECIMENTO”, direito ao currículo integrado e a formação humana integral – a ciência, cultura, o trabalho e a tecnologia. O que significa formar sujeitos para produzirem  novos conhecimentos, compreender e transformar a realidade.
     Porque o que ocorre é que “se”as disciplinas escolares estiverem desconectadas da realidade vivida, o processo de ensino-aprendizagem não se concretizará, como também o estudo das partes por sí só não é suficiente.
     De forma que as “DCNEM” tratam da organização do currículo que tem a INTERDISCIPLINARIEDADE como princípio e a CONTEXTUALIZAÇÃO como recurso. Então, a organização do currículo, se dará a partir da organização dos conhecimentos, levando-se em conta cada área de conhecimento, que possam ser relacionados no interior de cada disciplina.
     O currículo é uma forma de intervenção na realidade social, econômica,  cultural. E a contextualização como estratégia de análise da realidade social e contraditória dos educandos, como processo, problematização das condições socioeconômicas e o  conhecimento escolar como meio de superação, dando ao currículo perspectiva de “TOTALIDADE”.
     Então a organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar e contextualizada: o trabalho sistematizado, o uso de acervos, as atividades práticas, entre outros, porque o conhecimento existe como resposta as necessidades sociais.
      Assim temos como exemplo no âmbito da integração das disciplinas hoje fragmentadas, pode-se, pensar no tema nutricional como orientador de uma prática na qual diversas áreas se integrariam, mostrando as origens alimentares e sua construção histórica, nos aspectos não só alimentares, mas culturais, relações afetivas. Nesse inteire outras disciplinas trabalhariam de maneira articulada as questões econômicas e da composição química de cada elemento e como esse por sua vez se vinculam com o espaço geográfico e ambiental de cada povo.