Currículo e seus desafios

      É um direito de todos "a Formação humana integral", uma necessidade atual, como também uma conquista histórica. Porém esses direitos subjetivos dos cidadãos não estão sendo respeitados, não só durante o processo educacional, como também nos outros aspectos da vida, principalmente dos jovens das classes populares. Pois as políticas públicas não beneficiam, nem garantem acesso a bens materiais e culturais, nem tempo e espação para usufruir.

     Porque o que ocorre é que a Educação é elitizada e os sujeitos pertencentes às classes populares estão "inclusos" de forma inadequada,devido aos fatores econômicos, sociais, políticos, pedagógicos, entre outros.

     Portanto, é necessário ultrapassar as barreiras que envolvem o Ensino Médio, tanto pela sua diversificação, como pela sua oferta, que permeia desde o acesso dos destinatários e a posição em que os mesmos ocupam socioeconomicamente.

     Bem como incorporar ao "currículo", conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.

     E o direito ao conhecimento deve ser pensado, sobre os vários âmbitos, pois se não forem respeitados os direitos sociais, fica difícil discutir a formação do sujeito cidadão, porque cidadania não é "NATA", precisa ser construída na cotidianeidade, e a idéia de emancipação deve ir encontro da defesa pela humanização.

     Para Paulo Freire(1983)...cabe à escola ensinar o aluno a ler o mundo, para ter consciência da realidade e lutar para que haja transformação; estimulando o reconhecimento de sí mesmo como sujeito, tendo visão crítica sobre todas as coisas e a organização da sociedade. Pois, o sujeito escreve sua própria história, a partir da leitura que á capaz de fazer do seu mundo vivido.