CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

A relação entre o que se ensina e o mundo é uma relação de contribuição para a integração do aluno na sociedade em que vive proporcionando-lhe conhecimentos significativos de teoria e prática, indispensáveis a cidadania, que lhe possibilitem competir nomercado de trabalho.
Atualmente a nova Proposta Curricular do Ensino Médio, pretende estabelecer mudanças significativas na escola pública, capaz de incorporar componentes que garantam maior sustentabilidade, propiciando autonomia aos jovens estudantes para o mercado de trabalho. A escola por sua vez, deverá considerar as Diretrizes Curriculares Nacionais, estabelecendo estratégias para a formação do cidadão emancipado, ou seja, intelectualmente autônomo, crítico e em condições de garantir seu espaço na sociedade. Para tanto, há de se efetivar uma mudança de maneira sólida, para que nãohaja uma dicotomia entre o que se fala e o que se faz.
A relação entre o que é praticado na escola e a finalidade da educação, propões estimular formas articuladas de atividades  voltadas ao saber como princípio educativo para o sujeito na sociedade, dando conhecimento para a transformação das condições e potencialidade humana. Desta forma, a maior contribuição  do que se ensina na escola, é garantir  que o trabalho deva ser um princípio educativo no currículo porque o processo social de produção, insere exigências específicas para a educação que se ensina e o seu desenvolvimento moral e intelectual, através de parcerias a escola poderá inserir os alunos no mercado de trabalho competitivo.
O conhecimento escolar, não apenas contribui para o desenvolvimento da construção humana do aluno, mas também oferece instrumentos que servem para a construção de sua própria identidade. Portanto,o cenário do aprendizado escolar,deve ser voltado à autonomia crítica para um desenvolvimento amplo e intelectual, formando pessoas capazes de participar de decisões, exercendo sua cidadania, tendo como critério a realidade desses indivíduos que com suas vivências, também produzem história, não apenas fatos que podem modificar sua própria visão de mundo. Sendo assim, nós como educadores, temos a função de encaminhar esses alunos à um processo de produção qualitativa, a fim de formar fatores determinantes para o exercício pleno da cidadania.

Airton Delponte
Franciele Alves Laureano
Maria Elizabeth Oliveira da Rosa
Tânia Mara Gonçalves
Tânia Mara RosinaScomasson
Gildamir de Lima Formiga