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Devido os resultados do DEB nos últimos anos, vem-se pensando nas mudanças curriculares para o ensino médio. Em alguns Estados brasileiros o Programa Ensino Médio Inovador já está sendo implantado nas escolas públicas.
Esse Programa propõe estimular novas formas de organização curricular a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do ensino médio, ou seja, o trabalho, a ciência,estrutura a tecnologia e a cultura.
Essas mudanças são desafios com sérias tendencias ao fracasso, pois, primeiro implantam o programa, depois vem a capacitação para os professores, também faz-se necessário mudança na infra dessas escolar, as promessas dessas mudanças não são, ou demoram muito a ser cumpridas, como no caso da inclusão.
Devemos, também, levar em consideração os diferentes interesses dos estudantes. Pois, o que observo, em sala de aula, é que há alunos que pensam seriamente em cursar uma faculdade e, outros que só querem o certificado de conclusão e, ainda outros que estão na sala por obrigatoriedade.Portanto, a preocupação é: Se o currículo do ensino médio deve estar mais para preparar trabalhadores, onde fica o direito do aluno de escola pública ter a oportunidade de uma formação acadêmica? Por que, com esse currículo e o mesmo tempo de formação a aprendizagem será menor ainda.