Parece que as condições socioeconômicas, realmente fazem seus sonhos ficarem cada vez mais distantes. Um futuro digno e melhor, todos os alunos querem, sugerem muitas mudanças, tais como: mais aulas práticas, ao ar livre que os levem a refletir, pensar e sonhar.
As experiências do cotidiano podem ser um pon to de partida para a busca do conhecimento nas aulas. Os professores podem ser mais sensibilizados com a vida humana de cada um e não tratar a " turma como um todo" .
O currículo escolar é o nosso desafio do momento. Sabemos que ele é flexível, cabe-nos planejarmos e fazer uma adequação da realidade dos alunos da escola estadual. Hoje em dia, há um grande desinteresse pelos conteúdos apresentados ,pois não há interdisciplinaridade. Percebe-se que o caminho apontado será o conhecimento construído a partir da vivência do cotidiano, com interdisciplinaridade, a pesquisa deve ser um princípio , o exercício à cidadania em todo o sentido da palavra. Uma avaliação mais voltada para participação diária pela busca no processo pelo conhecimento.