Orientadora: Simone Rizental
Grupo: Marcio Santetti, Marisa Cherini, Mônica Missau, Paula Francieli Santetti, Rosmeila Bernardi, Silvano Matucheski e Vander Fábio Silveira.
Como em nossas aulas conseguimos aliar o conhecimento cientifico ao mundo do trabalho, ciência e tecnologias?
Em nossas discussões percebemos que é necessário trazer o conhecimento científico para o cotidiano do aluno, isso é possível a partir do momento que se estabelece relações entre os conhecimentos apreendidos em sala com a vivência do sujeito. Utilizaremos como exemplo a produção de sabão caseiro. Neste processo, podemos utilizar uma gama de conhecimentos científicos que irão estabelecer relações multidisciplinares. Exemplo: A química pode estabelecer relações entre os elementos químicos e suas composições para a produção do sabão. A matemática pode utilizar os conhecimentos de medidas de grandeza, proporcionalidade, custo de produção. Em história podemos utilizar dos conhecimentos relacionados aos modos de produção para perceber como o auxílio da tecnologia e da industrialização contribuem para a produção em série. Assim, a filosofia pode, a partir desses conhecimentos, analisar as relações de trabalho e como estas se alteram em cada sociedade e como o modo de produção influência no desenvolvimento destas. Transformando assim o conhecimento do senso comum em conhecimento científico. A tecnologia pode ser utilizada como uma ferramenta para pesquisas, onde o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos, possibilitando a ele ampliar seus horizontes e conhecer novos modos de produção em diferentes contextos. Sendo assim, os laboratórios existentes no ambiente escolar contribuem para que o educando possa assimilar com maior facilidade estes conhecimentos, uma vez que estes proporcionam a junção entre teoria e prática.