Os elementos fundamentais para a composição de um currículo e que, ao mesmo tempo, expressem os conhecimentos essenciais, considerando a diversidade do Ensino Médio. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio propõem: o conhecimento escolar como produtos histórico-culturais. Pois estes ocorrem em momentos nos quais os homens interagem entre si, os conteúdos escolares são selecionados e organizados para serem ensinados e aprendidos, torna-se elemento essencial do desenvolvimento cognitivo do estudante, para isso é necessária uma educação que contribua para que os estudantes possam ler e compreender a realidade criticamente.
Por isso, parte do princípio em que a pesquisa é o meio pedagógico capaz de levar o estudante em direção a uma atitude de curiosidade e de crítica, por meio da qual ele é instigado a buscar respostas. Respostas construídas a partir do dialogo entre os campos da ciência/contexto histórico cultural em que se situam os alunos do Ensino Médio.
Já as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino do Paraná propõem as dimensões: Trabalho – como ação humana que transforma a realidade, ciência - conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade, tecnologia - relação entre trabalho e ciências e a cultura – relacionada a ética adotada diante das questões políticas, sociais, culturais, e econômicas. E aos valores estéticos que orientam as normas de conduta.
Em nossa compreensão estes elementos citados tanto DCE – Paraná quanto DCNEM – Brasil são fundamentais, o currículo não é o problema. O que deve ser discutido é como a escola e seus profissionais se organizam a partir do que o estado estabelece, e o maior entrave da escola é a seriação, a divisão em gavetas, acredito que se rompermos com isso, conseguiremos avançar no quesito ensino e aprendizagem.