Currículo: Aproximações e distinções

CadernoIV-Questão3
    ELABORAÇÃO COLETIVA DA PROPOSTA CURRICULAR INTEGRADA
“Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.”
Tomando, Direitos Humanos como princípio norteador, pois assegura, o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceito. E como parte essencial no processo de formação de cidadãos autônomos e críticos. (BRASIL 1988).
  Em um currículo integrado, nenhum conceito apropriado produtivamente pode ser compreendido desarticuladamente da ciência básica. A integração exige que a relação entre conhecimentos gerais e específicos seja construída continuamente ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. (Ramos, 2005).

Considerando que: Nossa sociedade ainda carece de se adaptar as grandes mudanças do mundo moderno. Com relação aos Idosos, temos ainda um grande caminho a percorrer... (Azevedo, João Roberto, 2003 em A Sociedade e a Terceira Idade).
A experiência de se tornar uma pessoa idosa, envolve um processo nos planos físicos, mental, social e espiritual. A expectativa da vida vem aumentando de maneira considerável e a participação social da terceira idade, uma realidade que muitos ainda não creem e não estão preparados para vivenciá-la. O Brasil vem envelhecendo rapidamente e esse aumento de faixa etária requer mais atenção para a pessoa idosa, que emerge com uma força extraordinária no campo social, político e econômico do país...Cada vez mais é preciso atuar em esclarecimentos, cujo objetivo é de resgatar a dignidade e inserir as pessoas da terceira idade na vida e nas diversas esferas da sociedade. De bem com a vida e envelhecer com saúde é uma atitude que envolve a todos individual e coletivamente. Saber envelhecer, é para todas as idades...é preciso todos os recursos...formação humana verdadeira, baseada na educação de promoção da vida. (FILHO, João Batista Lima, Geriatria e Gerontologia, jb/infilho@hotmail.com, 2007). Precisamos mudar as concepções tradicionais sobre a velhice e entender que o envelhecimento é, um processo “contínuo” na vida e não só após uma idade cronológica. E nisso também, a participação do idoso nas mudanças de ação é muito importante, pois o seu envolvimento e sua participação, poderão contribuir para que esta mudança aconteça. (FOGAÇA, Cristina, 2003).
A área da Educação é relevante para a implementação das Leis, a educação tem papel estratégico, pois a escola é a instituição social que mais chega a todos os públicos e a preparação para o envelhecimento humano digno e saudável é uma questão de currículo. (CEDI/PR,2014).
A Política Nacional do Idoso foi instituída em 1994, em âmbito nacional, e em 1997, com a Lei Estadual nº11.863, de 03 de outubro de 1997, o estado do Paraná consolida a sua Política Estadual do Idoso. Em ambas as leis são delegadas atribuições para a educação, o que foi mantido também no Estatuto do Idoso de 2003, com a mesma redação para a tarefa educacional, em seu Artigo 22, que determina:
   “Nos currículos mínimas dos diversos níveis de ensino    formal   serão    inseridos conteúdos voltados ao processo  de  envelhecimento, ao respeito e à    valorização  do i doso,  de   forma   e  eliminar   preconceitos  e  a        produzir    conhecimentos sobre a matéria.”

Em cumprimento e obrigatoriedade de incluir conteúdos sobre o processo de envelhecer, nos currículos básicos, conforme previsto na Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, decidiu-se pela proposta:
”Discussão Sobre Questões dos Idosos do Município de Capanema”

Objetivos:_Identificar os principais problemas dos Idosos de Capanema;
         _Conhecer as propostas, ações e atividades desenvolvidas no município de Capanema, em prol de seus Idosos;
       _Combater o pensamento preconceituoso enraizado pelo sistema capitalista de que a pessoa idosa deixa de ser interessante porque deixa de produzir;
     _Conscientização da importância do respeito, gratidão, valores e legado de nossos Idosos.

Problematizar:
  Nas perspectivas, social, cultural, econômica, histórica e tecnológica. Partindo de um questionamento: _O que é ser um Idoso? –Considerando aqui, nossos alunos que são de EJA e a maioria na faixa etária de mais de 30 anos, qual a diferença que se percebe entre os idosos de hoje e os do tempo dos nossos avós? _Se tem conhecimento sobre o Estatuto do Idoso e o porquê desta Lei? _Quais as políticas e ações desenvolvidas no nosso Município de Capanema que vem ao encontro dos anseios e necessidades dos nossos Idosos?

Encaminhamento: 
- Estudo e discussão sobre a Lei nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso.
Pesquisa junto ao IBGE, 2013, onde constatou se uma população de 2.686 Idosos que residem em nosso município, sendo 1.484 do sexo feminino e 1.202 do sexo masculino.
Junto à Secretaria Municipal de Saúde, em entrevista com o próprio Secretário, Giancarlo Denardin, saude@capanema.pr.gov.br(fotos e vídeo em anexo), relatou-nos que esta secretaria atende praticamente todos os idosos do município e que o atendimento é feito tanto na cidade como nos postos do interior, onde é levado também, medicamentos, reunião de orientação e que este atendimento é feito pelos próprios médicos, enfermeiras, agentes comunitários de saúde, dentistas, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e técnicos. Os principais programas são Médicos, Campanhas de Vacina e Controle de Hipertensão. As doenças que mais acometem os nossos Idosos são problemas respiratórios e hipertensão arterial. HIV e Diabetes também estão bem significativos. O maior problema enfrentado é a participação nas campanhas de vacinação, que diferente das outras faixas de idade, a campanha com os Idosos nunca atinge a meta desejada.
E junto à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em entrevista com a Secretária, Srª. Liana Pasquali, liana_pasquali@hotmail.com.br (fotos e vídeo em anexo). Relatou que atendem em média 300 Idosos mensalmente e trabalham em parceria com as Secretarias de Saúde, e Educação, bem como com o PROVOPAR, onde acompanham um grupo de vovós. As atividades realizadas por esta secretaria são de acompanhamento, palestras, atividades recreativas, danças, lazer, jogos e cuidados com a alimentação. Contribuindo, assim para elevar a autoestima e inserção dos Idosos na sociedade, dar suporte aos oito grupos de Idosos existentes no município. O grupo da AIUC, SÃO JOSÉ OPERÁRIO e PROVOPAR na cidade e mais cinco grupos no interior. Contando com profissionais como Psicóloga, Pedagoga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista e Enfermeiras. Existe também, o Conselho do Idoso. Bienalmente é feita a Conferencia Municipal dos Direitos dos Idosos.
_   Como ampliação e complementação para enriquecimento da aprendizagem, propôs se uma Atividade em grupo, numa pesquisa de campo, divididos em três grupos, por disciplina, com o objetivo de fazer uma visita, in loco, para colher informações e dados em locais onde o objetivo de suas atividades, é a Pessoa Idosa. As disciplinas de Português e Inglês em um grupo do Curso Técnico “Cuidador de Idosos” do IFTR de Capanema, a disciplina de Filosofia junto à Coordenação da “Pastoral da Pessoa Idosa” de Capanema, com a coordenadora, a Srª. Dileta Stuelp. E as disciplinas de Educação Física e Arte, em visita a “Casa Lar” de Planalto, que atende Idosos desamparados de suas famílias, abrigando no momento, 14 Idosos, sendo cinco do nosso município de Capanema. Entrevistaram a Coordenadora, Srª. Jandira Berté Hister. (Fotos e vídeos em anexo).

_ No sentido de traçar uma relação e integração entre as disciplinas numa possibilidade interdisciplinar, na prática, ampliando assim, a abordagem dos conteúdos numa busca pela totalidade. É importante ressaltar que o Estado do assume uma organização disciplinar do currículo, entendendo que a escola é um espaço democrático de socialização do conhecimento e que, os professores, ao organizar o trabalho pedagógico, devem fazê-lo a partir dos conteúdos estruturantes de sua disciplina (DCE, 2008, p. 27). E estabelecendo relações interdisciplinares não pela pedagogia de projeto, mas como questão epistemológica (DCE, 2008, p.29).

Filosofia: Conteúdo Estruturante: Ética; Conteúdos Básicos: Ética e violência; Conteúdo Específico: Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas. Dialogando com os problemas do cotidiano, com o universo do estudante, mostrando que nossos idosos não podem ser vítimas de violência e muito menos que os tirem a liberdade e a autonomia de se sentirem seres humanos.

Língua Portuguesa: Conteúdo estruturante: Discurso como prática social; Conteúdos Básicos: Leitura, escrita e oralidade; Será abordado o tema: Envelhecer com Sabedoria e Saúde. Através de leitura, interpretação, pesquisa, oralidade e escrita, buscadas em jornais locais, revistas e em acervos (coletâneas) que fazem parte da biblioteca da própria sala de aula. As produções serão apresentadas na Rádio Comunitária, local, pelos próprios alunos, com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados na escola, bem como levar para a mídia, divulgando o tema e  contribuindo para implementação da Lei e ao respeito pelos Idosos.

Educação Física:  Diante da problematização proposta alguns Conteúdos se tornam imprescindíveis na Educação Física no caso do idoso.
ESPORTE: Conforme a DCE da disciplina de Educação devemos garantir aos alunos o direito de acesso e de reflexão sobre as práticas esportivas, além de adaptá-las à realidade escolar, devem ser ações cotidianas na rede pública.
Nesse sentido, a prática pedagógica de Educação Física não deve limitar-se ao fazer corporal, isto é, ao aprendizado única e exclusivamente das habilidades físicas, destrezas motoras, táticas de jogo e regras. - Enquanto meio de Lazer; -Sua função social; - Nutrição, saúde e prática esportiva; - Analisar a apropriação do Esporte pela Indústria Cultural.
JOGOS E BRINCADEIRAS: Como Conteúdo Estruturante da disciplina de Educação Física, os jogos e brincadeiras compõem um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação da realidade, além de intensificarem a curiosidade, o interesse e a intervenção dos alunos envolvidos nas diferentes atividades.
GINÁSTICA: Nestas Diretrizes Curriculares, entende-se que a ginástica deve dar condições ao aluno de reconhecer as possibilidades de seu corpo. O objeto de ensino desse conteúdo deve ser as diferentes formas de representação das ginásticas. Espera-se que os alunos tenham subsídios para questionar os padrões estéticos, a busca exacerbada pelo culto ao corpo e aos exercícios físicos, bem como os modismos que atualmente se fazem presentes nas diversas práticas corporais, inclusive na ginástica. - Ginástica de condicionamento físico; - Estudar a relação entre a ginástica, sedentarismo e qualidade de vida.
DANÇA: O professor, ao trabalhar com a dança no espaço escolar, deve tratá-la de maneira especial, considerando-a conteúdo responsável por apresentar as possibilidades de superação de limites e das diferenças corporais. A dança é a manifestação da cultura corporal responsável por tratar o corpo e suas expressões artísticas, estéticas, sensuais, criativas e técnicas que se concretizam em diferentes práticas, como nas danças típicas (nacionais e regionais), danças folclóricas, danças de rua, danças clássicas entre outras. -Dança de salão; - Analisar e vivenciar atividades que representem a diversidade da dança e seus diferenciados ritmos.

Arte: Conteúdos estruturantes: Elementos formais; composição; movimentos e períodos - linguagem teatro; Conteúdos Básicos: Personagem; expressões corporais, vocais, gestuais e faciais; Ação; Espaço. Produção de trabalhos com os modos de organização e composição teatral como fator de transformação social. Será abordado o tema: Envelhecer com Sabedoria e Saúde. A peça teatral será primeiramente apresentada na escola e em seguida em outros locais, a fim de divulgar e esclarecer o tema.

Inglês: Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social;
Conteúdos Básicos: Leitura, escrita e oralidade;
Abordar o tema: Como vivem os idosos no Brasil e Estados  Unidos.
Buscar informações na internet, biblioteca, noticiários; buscar contato com idosos dos EUA através das redes sociais.
Comparar: a qualidade de vida; expectativa de vida; alimentação; trabalho; moradia; saúde. Em grupo, fazer um documentário expondo os resultados em um mural.

Conclusão: O envolvimento dos sujeitos que fizeram parte desta proposta, foi intenso e muito produtivo. A aproximação e conexão entre as referidas disciplinas contribuiu para um aprendizado mais abrangente em torno do objetivo comum: O IDOSO. “Um modo de interagir é levar a pessoa a entender que precisa do outro, ou dos outros, pois faz parte de um movimento em busca da totalidade. (Fazenda, 2002)”.
Reconhecendo a escola como espaço fundamental para se instaurar um processo educativo, de diálogo e com significação para todos os sujeitos nela envolvidos. Nossa proposta despertou para uma questão que não podemos mais ignorar, partindo da análise da nossa realidade que é parte da realidade do Brasil. Uma formação para a vida e, entendendo que, o que existe hoje é produto do ontem, seja nas lutas e contradições sociais.

Referências Bibliográficas

PANANÁ,Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares    Orientadoras para a Educação Básica da Rede Estadual de  Educação.  Curitiba: 2008.
BRASIL. Lei no 10741, de 01 de outubro. Dispões sobre o Estatuto do  Idoso  e dá outras providências. Brasília,2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei  n.9394.  Brasília, 1996.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  Manual  de enfrentamento contra a violência a pessoa idosa. Brasília, n.196,2003.
….........., Lei nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a  Política  nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá  outras providências.  Brasília, 1994.
IBGE Censo Demográfico, 2013.
_______, Decreto nº 1.948, de 03 de julho de 1996. Regulamenta  a Lei nº  8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a  Política Nacional do Idoso,  e dá outras providências. Brasília, 03  jul.1996.
_______. Secretaria de Estado da Educação. Portal Dia a Dia  Educação.  Educação para o Envelhecimento Digno e  Saudável. Uma questão  Curricular.