Currículo: aproximações e distinções

Colégio Estadual de Marmeleiro Ensino Fundamental e Médio
Postado por: Lúcia Clair Flach Pasquali
Professores: Albino Muller, Andriele Toller, Gema de Fatima Zambilo, Jânia Scherer, José Luiz de Quadros, Joelma Schewig, Rosangela Prestes, Maribel Colognese,Janete Silva Vial, Nivaldo Amaral, Rene Duguay de Liz , Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth, Celso Pedro Scolari, Darci Baldo, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Carmélia Roque Pacheco.

Currículo: aproximações e distinções
Temática caderno lll

As reflexões realizadas tendo como tema o currículo escolar principalmente no ensino médio, são oportunas e necessárias no contexto atual da educação no Brasil, visto os resultados ínfimos conseguidos pelos alunos concluintes, nas avaliações externas realizadas e também o grande numero de evasão e reprovação escolar, distorção idade série e alunos que se encontram fora dos bancos escolares na educação básica, etapa final.
Dentre os prováveis temas que merecem ser discutidos e analisados para viabilizar mudanças que possam solucionar os problemas detectados, encontra-se o currículo escolar que necessita ser adequado às novas exigências de formação dos sujeitos que dele necessitam para receber os saberes fundamentais a sua inserção, participação ativa e consciente como cidadão. Em concordância, Ciavatta,

...sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de pensar, dirigir ou planejar. Trata-se de superar a redução da preparação para o trabalho ao seu aspecto operacional, simplificado, escoimado dos conhecimentos que estão na sua apropriação histórico-social. Como formação humana, o que se busca é garantir ao adolescente, ao jovem e ao adulto trabalhador o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade politica ( CIAVATTA, 2005, p. 85)

Neste sentido é imprescindível formar um ser humano que possa de forma consciente se posicionar em uma sociedade globalizada e capitalista.
Diante disso, é necessário realizar algumas considerações sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as quais têm embasado as práticas escolares, procurando evidenciar alguns aspectos que possam ser dimensionados e citados como fatores que devem ser repensados para um possível redesenho curricular para o ensino médio.
Neste sentido, baseados nas leituras realizadas e nas práticas vivenciadas na escola vemos as Diretrizes Curriculares Estaduais organizadas de forma disciplinar, num currículo centrado nos conteúdos estruturantes, fragmentados, onde evidencia-se a hierarquia entre as disciplinas - umas mais importantes que outras - concorre, desta maneira, para a manutenção e promoção da dualidade do ensino - propedêutico e formação para o trabalho - enfatizando, conforme metodologia utilizada, a repetição e reprodução de conceitos dissociados da realidade.
Em contrapartida, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, propõe um currículo voltado para a organização em Áreas de Conhecimento, com suas respectivas disciplinas, devido a necessidade de aprofundamento de conceitos inerentes a cada uma das ciências. Envolve as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, utilizando – se de metodologia interdisciplinar com saberes fundamentais e componentes curriculares os quais visam uma formação humana integral do alunos.
Para atuar e proporcionar uma formação humana integral aos alunos do ensino médio, o profissional deve ter sua prática ligada às transformações sociais e culturais.
Contudo para que isso se concretize, além de vontade e comprometimento é preciso que haja formação inicial e continuada adequada para os professores, com sujeitos experientes, além de organizar tempos e espaços do professor visando garantir o planejamento com seus pares, estrutura física, humana, material e tecnológica das escolas.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p 83-105.