Currículo: Aproximações e distinções

   Currículo: Aproximações  e distinções

A partir das DCNEM- Parecer 05/2011, houve algumas modificações, como, a obrigatoriedade da escolarização básica dos 4 aos 17 anos, e, uma proposta, tendo como fundamentação os eixos articuladores, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura , essenciais para a formação humana e, ainda, um Ensino Médio de qualidade, ambos aliados socialmente.
Nesse contexto, o trabalho tem como finalidade a formação humana integral, transformadora da realidade, com o intuito de produção da própria existência do educando, levando em consideração os princípios educativos. Sendo assim, a ciência busca o conhecimento sistematizado, produzindo socialmente para a transformação da natureza e da sociedade. No eixo cultura, importante são, os valores estéticos, políticos e éticos que orientam as normas de conduta do ser humano. E, finalmente, a tecnologia trouxe grandes mudanças na educação, trans formando a ciência num fazer produtivo com o objetivo de assegurar os direitos humanos , imprescindíveis na formação do cidadão mais independente, crítico e atuante.
Já as DCE's, são documentos de orientação do currículo, no sentido da viabilidade da educação pública do Estado do Paraná, tendo como meta assegurar os sujeitos na escola pública, para possibilitar acesso ao conhecimento e aprendizado sistematizados, em busca da universalização e da qualidade do ensino e melhoria contínua na escola, essência para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Precisamos entender que tanto as DCE, que são as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e que foram construídas com a participação dos professores ao longo das discussões das Semanas Pedagógicas, com suas especifidades, e a DCNEM, a nível nacional, também com sua proposta de organização, orientam a elaboração dos Planos, tanto Curricular quanto para o Plano de Trabalho Docente, tem a mesma finalidade, conduzir para o saber. O professor precisa ter este entendimento, não importando se por área de conhecimento ou por disciplina. Aqui podemos afirmar, o que importa não é a maneira de como o professor irá trabalhar os conteúdos, mas sim, se atingiu os objetivos, se os alunos se apossaram do conhecimento.
O currículo tem que partir do conhecimento que o aluno traz, mas não pode ser a base, pois segundo Young, fornecer o acesso ao conhecimento é função da escola. Sacristan dá ênfase na cultura local e Saviani diz que assim pode até provocar prejuízo, pois fica muito pobre, diz ainda, que Currículo é o nuclear da escola, apreensão das leis que explicam o real, natural e social.
Proposta de alterações para o estado do Paraná: Mais autonomia dos professores em relação a educação e currículo dos alunos da EJA; Mais investimento na educação ; Educação profissional para o EJA; Continuidade no processo de formação continuada; Um novo olhar para as praticas pedagógicas que não correspondem as necessidades reais dos alunos; Flexibilidade no currículo escolar; Propostas pedagógicas abertas e mais flexíveis ; Formação continuada para os professores por áreas; Formação do educando ,articulada ao trabalho ,ciência ,cultura e tecnologia; Preparação para o mundo de trabalho através de conhecimentos ,como produto histórico-cultural.
                                      CEEBJA de Capanema - Paraná
- Cursistas: Neiva Dariva
                  Fernanda Johen
                  Marisa, Maria Rosane
                  Hélia Ribeiro Mendes
                  Antonia Brembato Ortolan
                  Ewerton Libardi
                  Edson Luiz Muller