Currículo: aproximações e distinções
DCE (Paraná) DCNEM (Brasil)
Organização curricular Disciplinar Por área de conhecimento
Pressupostos da integração Diálogo interdisciplinar Eixos de integração (cultura, ciência, tecnologia e trabalho)
Conceito Conteúdos estruturantes Saberes fundamentais e componentes curriculares
As DCNEM definem o currículo de forma bem ampla e não deixam claro como colocar em prática essa organização mesmo analisando como se dá a formação dos professores em nosso país.
As DCE procuram atender as DCNEM porém fazendo adaptações para que se enquadrem melhor na forma como os professores são formados, ou seja, por área de atuação. As universidades não estão preparadas para formarem seus alunos por área de conhecimento bem como não há uma intenção de aprofundar as relações entre as disciplinas no âmbito universitário.
Os professores tem que ir se adaptando ao sistema conforme ele vai sendo modificado, não há preocupação prévia com a formação dos profissionais da educação para depois surgirem as mudanças.
O Pacto Nacional de Ensino Médio é uma iniciativa Governo Federal , no intuito de criar estratégias e ações na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio.
Tendo em vista o histórico da educação no Brasil, podemos considerar que há avanços , a medida que observamos as falhas e lacunas no ensino do passado, e portanto nos leva a refletir a respeito de possível transformações, que tragam a sua melhoria. A perspectiva em voga nestes possíveis avanços no Ensino Médio, é a inclusão levando em conta a diversidade dos sujeitos e os seus direitos previstos em lei. Contudo, o principal desafio é a formação integral do indivíduo , respeitando o meio, as condições e valores que cada um carrega. Para tanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino Médio, propõe que todos os conteúdos abordados tenham como eixo comum e inter-relacionados: o trabalho, a tecnologia, a ciência e a cultura.
As Diretrizes Curriculares atuais propõe trabalhar o ensino sob dois eixos: o trabalho como principio educativo; a pesquisa como principio pedagógico. Assim, indica-se que o currículo deve ser elaborado de forma que os conteúdos elencados façam sentido para os educandos, de acordo com suas realidades vividas, o que pensam , o que , o que anseiam , desta forma tornando o aprendizado mais significativo.
Porém , há uma condição entre as Diretrizes Curriculares Federal e as DCE”S, indicados pelo governo estadual , sendo a segunda fragmentada em disciplinas e conteúdos bem definidos.
Maria Carolina Mayer Massaro, Doriana Schiavo da Silva, Ariádena Garcia Moro, Maria de Lourdes Glock